Decisão em favor da reeleição de Gustavo Gouveia ocorreu após escuta aos membros da bancada e em entendimento com o presidente Álvaro Porto
por Jamildo Melo
Publicado em 10/11/2024, às 18h21
Depois de voltar de uma cirurgia na coluna, em São Paulo, ainda convalescendo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, manteve uma reunião a portas fechadas de mais de uma hora com o primeiro secretário da Casa, Gustavo Gouveia (Solidariedade). O teor do encontro não vazou.
O que se sabe é que, logo depois, a bancada do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) anunciou o apoio à reeleição do deputado do Solidariedade como primeiro-secretário.
Nesta semana que passou, com Álvaro Porto em São Paulo, deputados insatisfeitos com Gouveia chegaram a especular a possibilidade de um bate chapa, para retirar o apoio ao primeiro-secretário.
O líder do PSB na Alepe, deputado Sileno Guedes, disse que a decisão foi tomada após escuta aos parlamentares socialistas e em entendimento com o presidente Álvaro Porto (PSDB), que também buscará a reeleição e a quem o PSB já havia anunciado apoio na semana passada.
Sileno explicou que esse posicionamento reafirma postura já externada pela bancada do PSB em novembro de 2023, quando houve a eleição da Mesa Diretora da Alepe para o biênio 2025-2026.
Conforme revelou o site Jamildo.com, em primeira mão, no mês passado, o pleito foi anulado em decisão monocrática do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida será avaliada nos próximos dias pelo pleno da Corte e, se confirmada, levará a Alepe a fazer uma nova eleição entre 1º de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025.
“A bancada voltou a deliberar e, com exceção do deputado Francismar Pontes, que ainda não se juntou a nós nessa posição, chegamos à decisão de manter o entendimento que já havia sido expressado no ano passado, quando votamos no deputado Gustavo Gouveia para a primeira-secretaria. Após escuta aos demais parlamentares do PSB e em entendimento com o presidente Álvaro Porto, a quem já tínhamos declarado apoio, decidimos seguir esse posicionamento na nova eleição”, disse Sileno.
Leia também
@blogdojamildo