Pesquisa ao Senado mostra acirramento da disputa; apenas Marília Arraes tem vantagem, candidatos empatam

Cynara Maíra | Publicado em 11/02/2026, às 11h45 - Atualizado às 12h17

Pesquisa indica um empate técnico entre a maioria dos candidatos ao Senado em Pernambuco - Montagem: Jamildo.com
COMPARTILHE:

Para além da disputa pelo Governo de Pernambuco, a pesquisa RealTime Big Data desta quarta-feira (11) indica  equilíbrio entre os diversos candidatos na disputa pelas duas vagas ao Senado em Pernambuco.

O levantamento mostra o senador Humberto Costa (PT) numericamente à frente na maioria das simulações, mas em empate técnico com adversários como Silvio Costa Filho (Republicanos) e Miguel Coelho (União Brasil).

Apenas a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) consegue uma vantagem mais clara sobre os concorrentes.

O estudo detalha a intenção do eleitor no "primeiro voto", escolha que psicologicamente indica maior decisão e prioridade.

Nesse recorte, Humberto Costa demonstra um eleitorado fiel e alcança entre 30% e 32% na maior parte dos cenários. Marília Arraes também exibe força nesse quesito e atinge 32% quando seu nome consta na lista estimulada.

O levantamento não adicionou a já pré-candidata ao Senado, vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). 

Cenário com Marília Arraes

A presença de Marília Arraes altera a dinâmica da liderança.

A ex-deputada soma 27% das intenções de voto consolidadas (soma das duas vagas).

Humberto Costa e Anderson Ferreira (PL) aparecem empatados na segunda posição, ambos com 21%. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) registra 13%. Brancos e nulos somam 10%.

Disputa acirrada com Miguel e Silvio

A competição acirra com a inclusão do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Ele empata tecnicamente com Humberto Costa no topo da pesquisa, ambos com 24%. Anderson Ferreira segue  logo atrás, com 21%. Eduardo da Fonte cai para 9% nesse contexto.

Nos cenários sem Marília e Miguel, o ministro Silvio Costa Filho se posiciona como o principal adversário direto do petista. Humberto lidera com índices entre 23% e 24%, enquanto Silvio marca 21% de forma consistente. O ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, mantém uma base que oscila de 19% a 21%.

Marília, Miguel e Silvinho disputam a segunda vaga na chapa do prefeito João Campos (PSB). A primeira ficaria para Humberto Costa. 

Outros nomes testados

A pesquisa também avaliou o desempenho de Gilson Machado (PL) e do atual senador Fernando Dueire (MDB). Gilson alcança 17% e apresenta um desempenho inferior ao de Anderson Ferreira dentro do mesmo espectro político. Dueire, apesar de já ser um senador, aparece com 9% das intenções de voto.

Veja os números consolidados (Soma dos votos)

Cenário com Marília Arraes

Cenário com Miguel Coelho

Cenário Base (Humberto x Silvio x Anderson)

Metodologia

O Instituto RealTime Big Data ouviu 2.000 eleitores em Pernambuco entre os dias 09 e 10 de fevereiro de 2026. A margem de erro é de 2,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O registro do TSE é PE-09944/2026.

Silvio Costa Filho Eduardo da Fonte Miguel Coelho pesquisa humberto costa Marília Arraes Anderson Ferreira eleição 2026

Leia também

Carnaval Recife 2026: Galo da Madrugada sobe hoje; confira programação e atrações


João Campos mantém vitória em 1º turno, mas Raquel Lyra diminui distância em pesquisa Real Time


Associação de Polícia Científica de PE discorda de decisão do TJPE; SDS se pronuncia