Plantão Jamildo.com | Publicado em 24/09/2025, às 14h26
O MDB de Pernambuco definiu, nesta segunda-feira (24), a mudança de sua posição política na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em reunião da Executiva Estadual com a bancada parlamentar, o partido aprovou, por 15 votos a 1, a saída do bloco de apoio ao Governo e a adesão ao campo de oposição. O único voto contrário foi do deputado Jarbas Filho.
Na reunião, os emedebistas reafirmaram o cumprimento da decisão judicial liminar que mantém o deputado Jarbas Filho na liderança da bancada. Entretanto, caso a liminar seja revertida, manifestaram preferência pelo deputado Waldemar Borges, alinhado à linha política aprovada na Convenção.
O presidente estadual do MDB, Raul Henry, destacou que, apesar de respeitar a determinação da Justiça, a legenda entende que a liderança deve ser uma escolha política.
“Decisão judicial é para ser respeitada e cumprida. Mas vamos recorrer até a última instância. Precisamos de um líder que atue de acordo com o posicionamento que foi decidido na Convenção, órgão máximo do partido”, disse Henry.
O pano de fundo da ida de Waldemar Borges para o MDB e para que o partido se mantenha na oposição é pela composição da CPI da Publicidade, instaurada no retorno da Casa do recesso parlamentar, no início de agosto e que após uma sequência de reviravoltas, tem maioria de parlamentares aliados do governo estadual.
Após deixar o PSB, Waldemar Borges foi nomeado Líder do MDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Além de ser um excelente deputado, com larga experiência no Legislativo, Waldemar está em sintonia com a linha política escolhida pelo partido em convenção, que é a de oposição ao Governo do Estado”, disse Raul Henry à época.
Uma decisão judicial, no entanto, botou água no Chopp dos opositores da governadora Raquel Lyra (PSD). O juiz Júlio César Santos da Silva, da 3ª Vara Cível da Capital determinou que Jarbas Filho reassuma a liderança da legenda na casa. O parlamentar ingressou com uma Ação Declaratória de Nulidade contra a reunião da Executiva Estadual que havia escolhido Waldemar como novo líder da bancada.
"A escolha do líder não poderia ser feita por Sua Excelência, o presidente da Alepe, pois a indicação não poderia partir da executiva do partido", afirmou o magistrado.
A decisão do juiz destacou que a atribuição para designar a liderança da bancada cabe exclusivamente aos próprios integrantes da representação parlamentar do partido na Alepe.
TJPE suspende prorrogação de prazo e mantém composição original da CPI da Publicidade
Álvaro Porto se encontra com presidente nacional do MDB de olho nas eleições de 2026
Jarbas Filho reassume liderança do MDB na Alepe por decisão judicial