Jones Manoel reage a publicação de Nikolas Ferreira: "Imbecil que não debate os problemas de Minas"

Plantão Jamildo.com | Publicado em 08/01/2026, às 16h39

Historiador Jones Manoel no PodJá - REPRODUÇÃO/ PODJÁ
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Historiador e pré-candidato a deputado federal Jones Manoel, filiado ao PCBR e com previsão de ingresso no PSOL, criticou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por, segundo ele, não se dedicar ao debate sobre os problemas de Minas Gerais. A manifestação ocorreu após publicação do parlamentar mineiro nas redes sociais em que aparece em uma montagem com cabelo e bigode semelhantes aos do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em tom de ironia sobre a repercussão da captura do líder venezuelano.

Em postagem feita na quarta-feira (7/1), Jones Manoel afirmou que Nikolas não atua em pautas relacionadas ao estado pelo qual foi eleito. “O deputado federal por Minas Gerais é incapaz de falar do teu estado. Ninguém nunca vê esse imbecil debatendo os problemas de Minas, apresentando soluções, cobrando o governo do estado ou fiscalizando questões relacionadas a Minas Gerais. É R$ 60 mil por mês para falar besteira”, escreveu. O deputado não respondeu às declarações.

Além das críticas, Jones Manoel passou a mobilizar apoiadores nas redes sociais em defesa da cassação do mandato de Nikolas Ferreira. O parlamentar já é alvo de representações após sugerir uma intervenção dos Estados Unidos no Brasil nos moldes da ocorrida na Venezuela.

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) apresentou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) contra Nikolas Ferreira e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sob a alegação de apologia a golpe de Estado.

As representações têm como base publicações feitas pelo deputado em meio aos ataques dos Estados Unidos à Venezuela, período em que o presidente Nicolás Maduro foi capturado e levado a Nova York. Em uma das postagens, Nikolas compartilhou montagem com soldados americanos conduzindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como prisioneiro e comentou: “Ô, Deus”, acompanhado de emoji de oração.

Embates anteriores

Não é a primeira vez que Jones Manoel e Nikolas Ferreira protagonizam confrontos públicos nas redes sociais. Um dos episódios de maior repercussão ocorreu após comentários do deputado mineiro sobre o físico do historiador, a partir de uma foto em que Jones aparece sem camisa.

Na ocasião, Jones voltou a criticar o que considera ausência de atuação do parlamentar em temas estaduais. “Ele fala tudo menos dos problemas de Minas Gerais. Você, trabalhador mineiro, ajuda a pagar 45 mil reais por mês para esse vagabundo não fazer nada de útil — e só prejudicar o país”, publicou.

Dias antes, o influenciador já havia reagido a outra provocação de Nikolas. “VAGABUNDO, por que você não vai trabalhar ao invés de ficar no Twitter conversando merda e falando do meu peitoral? Esse animal ganha 45 mil por mês para ficar twittando”, escreveu.

A troca de farpas começou após Nikolas comentar uma publicação que comparava sua imagem à de Jones Manoel e questionava “quem parecia ter mais testosterona”. “Sou mais eu do que essa teta feia aí”, respondeu o deputado, antes da reação do historiador pernambucano.

Em entrevista à colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo, Jones respondeu que não existe diálogo com a extrema-direita. "Não se trata de construir consenso, mas de desmascarar e desmoralizar. Eu jamais teria uma conversa com figuras como Nikolas Ferreira, Carlos Jordy, Marco Feliciano. Mas adoraria, por exemplo, fazer um debate com Nikokas Ferreira para mostrar para a população brasileira, em popular de Minas Gerais, que ele é um grande de um desocupado e inimigo do Brasil", afirmou no início desta semana.

jones manoel

Leia também

Jones Manoel recebe aval de seu partido para disputar vaga na Câmara pelo PSOL


PSOL organiza chapas em Pernambuco e mira Jones Manoel para cumprir cláusula de barreira


Projeção nacional de Jones Manoel aumenta após professor receber ameaça de grupo nazista