PCBR indica Jones Manoel para disputar vaga federal por Pernambuco e negocia filiação democrática com o PSOL para viabilizar a candidatura em 2026
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 10/12/2025, às 15h42
PCBR definiu Jones Manoel como nome para disputar vaga de deputado federal por Pernambuco.
Partido negocia com o PSOL uso da filiação para registrar a candidatura.
Nota afirma que a sigla concentrará esforços exclusivamente na campanha do militante.
Candidatura é apresentada como forma de divulgar o programa do PCBR
Conforme o blog antecipou, Jones Manoel está de malas prontas para o PSOL, por onde disputará uma vaga na Câmara Federal. O historiador aguardava uma liberação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), que confirmou em nota, nesta quarta-feira (10). A legenda, que ainda não tem direito eleitoral, terá o militante como nome para ampliar a divulgação de seu programa e utilizar o pleito como espaço de agitação política.
Ainda na declaração, a organização sustenta que a participação de Jones Manoel daria visibilidade ao projeto defendido pelo PCBR, ao qual atribui a tarefa de representar, no Parlamento, uma posição alinhada à luta socialista. O documento registra que, para a sigla, o dirigente tem capacidade de vocalizar esse programa “como um verdadeiro tribuno do povo”.
O partido reconhece que não possui registro eleitoral e, por isso, articula entendimento com o PSOL para viabilizar a candidatura por meio de filiação democrática. A direção informa que a negociação envolve condições que preservem a autonomia partidária e estabelece como ponto central que a eventual candidatura expresse integralmente o programa aprovado no último congresso da legenda.
A nota também explicita que, caso a articulação avance, o PCBR não lançará outras candidaturas em 2026. A legenda pretende concentrar esforços na campanha de Jones Manoel e admite apoiar nomes de outros estados desde que tenham independência, não integrem o governo federal e defendam propostas socialistas.
Jones Manoel (PCBR) e Eduardo Moura (Novo) confirmaram participação em debate promovido pelo Jamildo.com, previsto para janeiro. Os dois pré-candidatos, que avançam em trajetórias paralelas apesar de ocuparem campos ideológicos distintos, integram as articulações de seus partidos para a disputa por vagas na Câmara Federal em 2026.
O comunista foi candidato ao governo de Pernambuco em 2022, sendo oposição à esquerda de todos os candidatos. Ele ampliou sua projeção após a declaração em sabatina sobre conhecer o Recife. "Sou o único candidato que sabe voltar pra casa se estiver no Cais de Santa Rita só com um VEM".
Jones desejava ser candidato à presidência da República e somava amplo apoio nas redes sociais, multiplicando os seguidores a cada semana após debater com 20 conservadores no canal Spectrum, contra os influenciadores Fernando Holiday e Wilker Leão.
O debate reunirá, pela primeira vez, os dois pré-candidatos em um mesmo estúdio. Ambos já participaram de entrevistas individuais no PodJá - o podcast do Jamildo, que repercutiram nas redes sociais. Ao divulgar com seu público, Jones escreveu: “Jamildo chamou pro debate, a gente aceitou”.