Eleição em Goiana: com anúncio de apoio de João Campos a Marcílio, alianças se misturam em cenário estadual

Cynara Maíra | Publicado em 18/03/2025, às 09h14 - Atualizado às 10h24

PSB divulgou apoio à candidatura de Marcílio Régio em Goiana - Wesley D'Almeida
COMPARTILHE:

Próximo do horário das convenções partidárias dos dois adversários em Goiana, o PSB anunciou na segunda-feira (17) o apoio à candidatura de Marcílio Régio (PP) para prefeito da cidade. 

O deputado e presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, foi até a residência de Marcílio para comunicar o apoio e passar uma mensagem do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em apoio ao seu nome.

Especula-se que o líder da capital pernambucana vá para Goiana participar de pelo menos um dos eventos de campanha do candidato do PP. 

Aliança do PSB com Marcílio pode balançar endosso de Raquel?

O posicionamento do PSB gera uma mistura de alianças no âmbito estadual. Isso porque Raquel Lyra (PSB) foi uma das principais cabos eleitorais do ex-prefeito Eduardo Honório (União Brasil) na primeira eleição de Goiana em 2024. 

Como Marcílio é o candidato de Honório na disputa, o padrão seria que Raquel também defendesse o nome do ex-vice-prefeito para o pleito. 

A questão é que, com a aproximação do PSB, principal grupo político rival de Raquel, a governadora pode evitar subir no palanque do candidato do PP, um partido que ainda se mantém em sua base. 

Articuladores políticos citam a possibilidade de que, com maior aproximação do Avante com relação ao Governo Raquel, a governadora poderia apoiar o nome de Eduardo Batista (Avante). De férias, até o momento a gestora não se pronunciou sobre a disputa em Goiana. 

Apesar disso, Batista também terá aliados da base de João Campos. Mesmo compondo o PSB, o deputado federal Eriberto Medeiros (PSB-PE) está ao lado do prefeito interino Eduardo Batista.

O filho de Eriberto, o deputado estadual Eriberto Filho (PSB), é secretário de Esportes de João Campos na Prefeitura do Recife. O motivo para divergência do deputado federal seria o apoio já tradicional de Eduardo Batista ao seu nome nas eleições. 

Ainda durante o Carnaval, Eduardo Batista foi visto com diversos nomes do PSB, como o próprio João Campos, o deputado federal Pedro Campos (PSB) e o deputado estadual Cayo Albino (PSB). 

João Campos Raquel Lyra eduardo honório eduardo batista marcílio régio

Leia também

TCE aponta nepotismo por parte do prefeito de Gravatá


Simepe elege, de forma inédita, mulheres para os cargos de presidente e vice


Anac permite volta de aeronaves a jato em Aeroporto de Noronha; governo Raquel ainda faz obras na área