Cynara Maíra | Publicado em 29/12/2025, às 10h16 - Atualizado às 11h13
Um dia antes de entregar a primeira creche em três anos de mandato, a governadora Raquel Lyra (PSD) rebateu as críticas da oposição e prometeu uma aceleração das inaugurações para o ano eleitoral de 2026. A fala da gestora ocorreu nesta segunda-feira (29).
Em entrevista à Rádio Jornal, a gestora confirmou que a primeira unidade do programa será entregue na terça-feira (30), em Igarassu, na Região Metropolitana. A prefeita da cidade, Elcione Ramos (PSD), é aliada de Raquel.
O tema foi alvo de críticas na Assembleia Legislativa (Alepe) no segundo semestre de 2025. Isso porque a promessa de campanha da gestora era criar 60 mil vagas em 250 novas unidades até o fim do governo.
Sem unidades inauguradas, deputados oposicionistas, como Antonio Coelho (União Brasil), questionam a viabilidade matemática de entregar em um ano o que não foi feito em três.
Raquel, no entanto, minimizou o atraso e atribuiu a demora à complexidade burocrática, como estudos de solo, desapropriações e licitações que foram divididas em lotes.
"Para aqueles que torcem contra, eu digo que vou fazer. Mas eu digo ainda mais, eu digo que me ajude a fazer. Porque torcer contra não é ajudar Pernambuco", afirmou a governadora.
A inauguração em Igarassu nesta terça seria o início prático das entregas. A expectativa do governo é criar uma agenda positiva ("boom" de entregas) que coincida com o calendário pré-eleitoral de 2026.
Durante fala sobre o papel da oposição, a gestora disse que é necessário sim fiscalizar, mas de maneira.
"Quer fiscalizar? Me ajuda a fiscalizar. Quantos trabalhadores tem por dia em cada uma dessas creches? Pode fiscalizar. Porque o que eu quero é entregar. Podemos abrir um crechômetro aqui. Vamos abrir a quantidade de vagas de creche que Pernambuco criou. Daqui, quanto a gente tinha até agora e quanto nós vamos ter até o final do ano que vem", disse a governadora.
Seguindo a ideia de Raquel Lyra, o Jamildo.com preparou um crechômetro para compilar as entregas do Governo de Pernambuco com os números de vagas e volume de unidades ao longo do restante do primeiro mandato da governadora.
Para maior precisão, o site procurou a Prefeitura de Igarassu para saber a quantidade de vagas disponíveis nessa primeira entrega, quando houver um retorno o infográfico será atualizado.
Confira aqui:
Para viabilizar o pacote de obras, o estado destinou R$ 1 bilhão provenientes dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).
A estratégia de Raquel tenta contornar o gargalo financeiro das prefeituras. Segundo a governadora, o Estado entregará a creche equipada e pagará o funcionamento durante o primeiro ano.
O modelo seria para cobrir o "vazio" orçamentário que ocorre até que o município receba os recursos federais do Fundeb baseados no censo escolar do ano seguinte.
"Muitos prefeitos não inauguram creche porque creche é caro. Neste caso quem vai bancar é o estado", explicou.
Sobre o cronograma, a gestora detalhou que o primeiro lote licitado contempla 51 creches e o segundo, 52 unidades. Ela garantiu que o terceiro lote já alcançou 150 unidades com licitações publicadas.
"Eu podia ter dito assim: abre um monte de casa improvisada. Ok, eu ia poder bater uma meta, mas eu não faço as coisas com atalho", defendeu.
A questão das creches gerou atrito direto entre o Palácio do Campo das Princesas e a Prefeitura do Recife em outubro.
Na ocasião, Raquel Lyra afirmou que a capital havia solicitado dez unidades, mas não indicou os terrenos necessários, obrigando o Estado a realizar desapropriações.
O prefeito João Campos (PSB) rebateu a declaração. O gestor socialista alegou que a prefeitura mapeou e indicou dez terrenos públicos estaduais em agosto de 2023, mas que nove das propostas foram rejeitadas pelo governo.
Após turistas serem agredidos em Porto de Galinhas, Raquel Lyra criará novos protocolos e pede desculpas pelo estado
Após acordo, Silvio Costa Filho anuncia que não haverá greve na aviação
Ministro de Lula, Silvio Costa Filho defende pena de morte para autores de feminicídio