Segundo jornal, Raquel Lyra entregará primeira creche de sua gestão no dia 30. Unidade será na Região Metropolitana do Recife
por Cynara Maíra
Publicado em 27/12/2025, às 07h46 - Atualizado às 08h26
Raquel Lyra entregará, na próxima terça (30), a primeira creche de sua gestão, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, após críticas da oposição pela demora nas entregas.
A governadora prometeu 60 mil vagas em creches no plano de governo de 2022, mas a unidade de Igarassu será a primeira entregue no terceiro ano de mandato, após frustração com previsão anterior para Caruaru.
Oposição na Alepe cobra a construção de 250 creches e questiona a capacidade do governo de cumprir a meta em pouco tempo, diante de três anos sem inaugurações.
Em entrevistas, Raquel Lyra afirma que vai entregar as 60 mil vagas, defende que o tema creche ganhou centralidade em Pernambuco a partir de sua gestão e cita o programa Juntos pela Educação como base da expansão.
Segundo informações da jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) entregará na próxima terça-feira (30) a primeira creche de sua gestão.
A unidade educacional será em Igarassu, Região Metropolitana do Recife e espaço de uma das aliadas de Raquel, a prefeita Elcione Ramos (PSD).
No plano de governo da gestora durante a eleição de 2022, Raquel Lyra prometeu criar 60 mil vagas de creches em todo o estado. No terceiro ano de mandato, a estrutura em Igarassu será a primeira a ser entregue na gestão. Estimava-se que a primeira unidade seria em Caruaru, já que a gestão tinha prometido a estrutura educacional para dezembro, mas não há atualizações sobre.
Essa demora gerou críticas da oposição no ano de 2025. Durante discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antonio Coelho (União Brasil) reclamou sobre a falta das entregas de 250 creches prometidas pelo Governo de Pernambuco.
“Como um governo que não conseguiu construir uma só creche em três anos vai fazer mais de 200 em apenas um ano?”, questionou o deputado, em outubro.
Em resposta durante entrevista para Rádio Transamérica, Raquel Lyra afirmou que antes de seu mandato, nenhum mandatário falava sobre creches e que a discussão era importante.
"Estão discutindo - ou fazendo um desafio - se a gente entrega as 60 mil vagas de creche. Mas não é bom que isso esteja sendo discutido? Quando ninguém antes discutia creche em Pernambuco, a gente agora está querendo ver se entrega ou se não entrega, nós vamos entregar as 60 mil vagas de creche" citou a governadora.
A ampliação no número de vagas de creche é uma das metas estabelecidas no Plano do Juntos pela Educação, mas não há um indicativo exato sobre 250 creches, como cobra a oposição. A promessa desse número teria ocorrido em declarações da própria gestora.
Ao anunciar a construção de mais de 30 unidades em fevereiro de 2025, Raquel citou que: “Nosso compromisso é construir 250 creches em Pernambuco. Nós vamos entregá-las mobiliadas para os municípios e vamos pagar o primeiro ano de funcionamento delas até que venham recursos do governo federal. Isso só se fez pela confiança dos prefeitos e prefeitas, que assinam com a gente um convênio, que acreditam na nossa proposta de fazer a diferença em Pernambuco, garantindo às crianças na escola desde cedo”.