Precatórios do Fundef: professores podem consultar valores para Fundef de Igarassu

Cynara Maíra | Publicado em 26/12/2025, às 09h46 - Atualizado às 10h13

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSD), anunciou na segunda-feira (22) a liberação da consulta aos valores dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

A plataforma online já está disponível para que os professores verifiquem quanto têm a receber. O pagamento refere-se a uma dívida da União com o município, gerada pelo repasse insuficiente de recursos do Fundef para a educação básica entre janeiro de 2001 e dezembro de 2006.

Por lei, 60% de todo o montante recuperado judicialmente deve ir  para os profissionais do magistério. Os outros 40% ficam com a prefeitura para investimentos na manutenção do ensino e ampliar a educação na cidade. 

Segundo a gestora, a liberação da consulta indica que o pagamento está próximo de ocorrer. 

"Isso é o símbolo de um compromisso cumprido com quem dedicou e dedica a vida a ensinar. Seguimos trabalhando com respeito e responsabilidade sempre", afirmou Elcione.

Quem tem direito a receber

O repasse contempla não apenas os servidores ativos, mas também quem já deixou a rede ou herdeiros de profissionais falecidos.

Para ter acesso ao valor, é necessário cumprir um dos seguintes requisitos:

Origem da dívida

Os precatórios são resultado de ações judiciais movidas pelos municípios contra o Governo Federal. A União subestimou o Valor Mínimo Anual por Aluno (VMAA) durante a vigência do antigo Fundef (1998-2006), repassando menos verba do que o obrigatório.

Após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo foi condenado a pagar essas diferenças.

Para realizar a consulta, os profissionais devem acessar a plataforma oficial disponibilizada pela prefeitura no link: https://igarassu.short.gy/precatorios.

Educação fundef

Leia também

Carta de Bolsonaro antes de cirurgia define Flávio Bolsonaro como sucessor para eleições 2026


Com interiorização do ensino superior, PROUPE supera 5,5 mil estudantes beneficiados em Pernambuco


Concurso Público: Inscrições abertas para 9,5 mil vagas no IBGE