O protesto tem como objetivo cobrar do governo Raquel Lyra medidas para reestruturação do sistema de saúde dos servidores
por Clara Nilo
Publicado em 03/11/2025, às 16h14 - Atualizado às 16h24
 O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizará, na manhã da próxima terça-feira (4), um ato público em defesa do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe).
A mobilização, que está marcada para as 9h, acontecerá em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife, e deve reunir diversas categorias do funcionalismo estadual.
O objetivo, de acordo com o Sintepe, é pressionar o Governo do Estado a adotar medidas urgentes de reestruturação do sistema, que, segundo o Sintepe, enfrentaria "uma das piores crises de sua história". O sindicato denuncia o suposto sucateamento do Sassepe, além da "falta de transparência na gestão dos recursos, atrasos em pagamentos, filas para cirurgias e internações, e a redução da rede credenciada".
“Saúde é prioridade e o SASSEPE precisa de cuidado e de políticas públicas que garantam seu fortalecimento. Não podemos aceitar que um sistema que atende milhares de trabalhadores continue sendo negligenciado”, afirmou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.
A mobilização é parte de uma ação articulada entre diferentes sindicatos e associações do funcionalismo público estadual, que defendem um plano emergencial de recuperação do Sassepe.
Além de reivindicar melhorias na gestão do sistema, os servidores afirmam que também esperam que o ato chame a atenção da governadora Raquel Lyra (PSDB) para "a urgência em garantir o funcionamento pleno e digno do serviço, considerado essencial para os trabalhadores da rede pública estadual".