Sintepe inaugura nova sede no Centro do Recife; confira

Novo espaço do Sintepe será aberto com programação cultural e ato político nesta sexta-feira (8); evento é gratuito e aberto ao público

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 08/08/2025, às 07h38 - Atualizado às 08h14

O novo prédio é no Centro do Recife - Fotos: João Carlos Mazella/Sintepe
O novo prédio é no Centro do Recife - Fotos: João Carlos Mazella/Sintepe

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) inaugura, nesta sexta-feira (8), a sua nova sede, no Centro do Recife. Com o lema “A casa nova da educação”, a cerimônia deve reunir trabalhadores da educação, movimentos sociais, centrais sindicais, parlamentares e apoiadores da educação pública.

A programação começa às 14h, com palestra de ex-presidentes do sindicato, entre eles a senadora Teresa Leitão (PT), ao lado da atual presidenta Ivete Caetano e dos ex-dirigentes Paulo Valença, Horário Reis, Heleno Araújo e Fernando Melo. Às 15h, o músico Maciel Salu se apresenta em palco montado em frente ao prédio. Em seguida, às 16h, será realizado um ato com lideranças políticas e o descerramento da placa de inauguração.

Após o ato, a programação cultural segue com Banda Labaredas e Doralyce, além de discotecagem do DJ Guilherme nos intervalos. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Esta inauguração é mais do que a entrega de um prédio; é a reafirmação do nosso compromisso com a luta sindical, a educação pública e a valorização da cultura pernambucana”, destacou Ivete Caetano.

O prédio, construído no mesmo terreno da antiga sede, localizada na Rua General José Semeão, bairro de Santo Amaro, tem 2 mil m² de área, quatro pisos com salas administrativas e de atendimento, auditório para 140 pessoas, biblioteca, sala de treinamento e terraço para eventos.

Sintepe cobra celeridade na transferência ao Governo de Pernambuco dos valor dos Precatórios do Fundef 

O Sintepe acionou, na última terça-feira (6), a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar destravar a liberação da nova parcela dos precatórios do Fundef ao Governo de Pernambuco.

O valor de R$ 559,6 milhões foi depositado pela União na última passada, mas ainda depende de autorização do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, para ser transferido à conta da Secretaria de Educação do Estado.