Autorização de Raquel Lyra saiu no Diário Oficial dessa sexta (05) e prevê uma nova seleção simplificada para contratações na Saúde
por Cynara Maíra
Publicado em 05/12/2025, às 07h25 - Atualizado às 07h47
Raquel Lyra (PSD) autorizou seleção simplificada para 133 vagas na Secretaria de Saúde.
O decreto foi publicado nesta sexta-feira (05) no Diário Oficial.
As vagas são para Assessor Jurídico (38), Analista Administrativo (32), Contador (27), Assistente Administrativo (24) e Administrador Hospitalar (12).
Os contratos temporários valem por 24 meses, prorrogáveis até seis anos.
A ação segue um movimento de reforço iniciado em setembro, quando houve contratações para o complexo da UPE.
A governadora Raquel Lyra (PSD) autorizou a abertura de uma seleção pública simplificada para a contratação temporária de 133 profissionais para a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O decreto saiu no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (05).
Segundo o decreto de Raquel, o objetivo da contratação é atender a uma "necessidade urgente" e garantir o pleno funcionamento das demandas administrativas da pasta.
O texto prevê que os contratos tenham vigência de 24 meses, podendo ser prorrogados por iguais períodos até o limite máximo de seis anos.
O maior número de vagas é para função de Assessor Jurídico, com 38 oportunidades. As despesas com as contratações correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Estado.
A lista completa de funções autorizadas inclui:
Assessor Jurídico: 38 vagas
Analista Administrativo: 32 vagas
Contador: 27 vagas
Assistente Administrativo: 24 vagas
Administrador Hospitalar: 12 vagas
Os critérios de seleção, prazos e detalhes do edital ainda serão publicados em uma Portaria Conjunta a ser divulgada pela Secretaria de Administração (SAD) e pela Secretaria de Saúde.
A nova autorização ocorre menos de três meses após uma contratação temporária dos quadros da saúde estadual. Em setembro, a governadora já havia autorizado a contratação de 24 profissionais para o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).
Na ocasião, as vagas foram para unidades como o Cisam, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Procape, com foco em terapeutas ocupacionais e médicos.
Apesar das vagas atuais serem para o setor administrativo, a governadora tem buscado financiar melhorias na saúde do estado. Neste ano anunciou reformas nos principais hospitais da Região Metropolitana do Recife, com mais de R$ 110 milhões em investimentos.