Foram entregues 48 equipamentos, entre microscópios e impressoras, em ação que amplia a capacidade diagnóstica no Estado
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 25/08/2025, às 18h13
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), investiu R$ 223,2 mil na compra de novos equipamentos laboratoriais que serão distribuídos às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Foram adquiridos 24 microscópios binoculares, 12 estereoscópicos e 12 impressoras de código de barras, totalizando 48 aparelhos.
A entrega dos primeiros itens ocorreu na quinta-feira (21), durante agenda da governadora Raquel Lyra (PSD) no programa Ouvir Para Mudar, em Palmares. Os demais equipamentos serão repassados em oficina marcada para o próximo dia 28 de agosto, na sede do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife.
“Essa é uma novidade importante para a nossa rede laboratorial. No próximo dia 28 de agosto, vamos realizar uma oficina no Lacen Pernambuco para marcar a entrega oficial dos novos microscópios para as 12 gerências regionais de saúde, que vão fortalecer a vigilância laboratorial e garantir diagnósticos mais ágeis e precisos em áreas como tuberculose, hanseníase, malária e identificação de vetores de importância em saúde pública", afirmou a diretora-geral do Lacen-PE, Keilla Paz.
"Durante a oficina, além da entrega e orientação sobre os equipamentos, também vamos aproveitar para discutir o cenário atual dos laboratórios regionais, as perspectivas de descentralização de exames e o planejamento das próximas ações”, continuou, Keilla.
Os microscópios são considerados essenciais para o trabalho de confirmação de doenças e de análise ambiental. Eles serão utilizados no diagnóstico de tuberculose, hanseníase, malária, infecções parasitárias, micológicas e bacterianas, além de exames ligados à qualidade da água e alimentos. Os equipamentos também vão ampliar a descentralização dos serviços e fortalecer a autonomia das regionais.
Outros investimentos estão previstos para até o primeiro semestre de 2026. O Estado prepara a compra de lavadoras e leitoras de microplacas, banhos secos, autoclaves verticais e 1 GeneXpert, tecnologia automatizada de biologia molecular voltada para detecção rápida de patógenos. O valor estimado desse novo pacote é de R$ 1,5 milhão.