Lula anunciará reforço histórico na saúde de Pernambuco: 178 cidades receberão novos equipamentos para UBSs

Ministério da Saúde investe mais de R$ 113 milhões para equipar Unidades Básicas de Saúde de Pernambuco. Licitações foram abertas agora em agosto

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 12/08/2025, às 12h01 - Atualizado às 12h18

Em sua visita, Lula deve anunciar que recursos do PAC Saúde 2025 vão beneficiar 178 municípios pernambucanos com 607 combos de equipamentos para fortalecer a Atenção Primária local - Ricardo Stuckert / PR
Em sua visita, Lula deve anunciar que recursos do PAC Saúde 2025 vão beneficiar 178 municípios pernambucanos com 607 combos de equipamentos para fortalecer a Atenção Primária local - Ricardo Stuckert / PR

Pernambuco vai ganhar um reforço de peso na saúde pública. Ao todo, 178 municípios serão beneficiados com 607 combos de equipamentos para modernizar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O investimento, que faz parte do PAC Saúde 2025, soma R$ 113,7 milhões destinados exclusivamente ao estado e deve melhorar o atendimento de 9,4 milhões de pernambucanos.

A entrega integra uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que prevê a compra de 180 mil equipamentos para mais de 5 mil cidades brasileiras.

A licitação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de agosto e terá abertura das propostas em 18 de agosto, no portal de Compras do Governo Federal.

Equipamentos de última geração

Cada combo vai trazer 18 itens estratégicos para ampliar a capacidade das UBSs. Entre eles: ultrassom portátil, desfibrilador, retinógrafo, kits para Telessaúde, além de equipamentos para fisioterapia, diagnóstico e conservação de vacinas.

A previsão é que as entregas comecem em novembro de 2025.

Mais resolutividade no SUS

Segundo a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, o investimento é parte do maior pacote já realizado para modernizar UBSs no Brasil.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso e melhorar a resolutividade do cuidado, garantindo um SUS mais moderno e próximo das pessoas”, explica.

A diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, diz que a medida vai reduzir filas e evitar encaminhamentos desnecessários para serviços mais complexos, tornando o atendimento mais rápido e humanizado.

Essa iniciativa chega junto à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco, marcada para esta quinta e sexta-feira, quando ele vai destacar o Programa Agora Tem Especialistas e inaugurar oficialmente a nova fábrica da Hemobrás em Goiana. Um pacote que coloca a saúde pública no centro das atenções no estado, conforme antecipou o site Jamildo.com.