Entidade médica promove ação de conscientização sobre saúde vascular no Dona Lindu

De olho na saúde vascular, ação da sociedade médica no Dona Lindu alerta para prevenção destas doenças, responsáveis por 400 mil mortes anuais no Brasil

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 20/08/2025, às 15h04 - Atualizado às 15h30

SBACV-PE promove ação de conscientização sobre saúde vascular - DIVULGAÇÃO
SBACV-PE promove ação de conscientização sobre saúde vascular - DIVULGAÇÃO

Em todo o Brasil, o mês de Agosto é marcado pelas cores Azul e Vermelho, em alusão à campanha nacional de conscientização sobre a saúde das veias e artérias.

Neste sentido, para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde vascular, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional Pernambuco (SBACV-PE) promove, no dia 23 de agosto, uma ação especial aberta ao público no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Recife.

A iniciativa terá início às 15h e contará com atividades educativas e orientações médicas voltadas para a prevenção de doenças vasculares, como varizes, trombose venosa profunda e aneurismas.

A proposta é aproximar a população do tema, levando informação acessível e reforçando a importância de hábitos saudáveis para a saúde das veias e artérias.

Em informe ao site Jamildo.com, a SBACV-PE reforça que o objetivo é alertar a população sobre os fatores de risco, incentivar a busca por diagnóstico precoce e estimular práticas de vida saudável, fundamentais para reduzir a incidência de doenças vasculares.

A ação integra a programação nacional da campanha Agosto Azul e Vermelho, que mobiliza médicos especialistas em todo o país na luta contra as doenças vasculares.

Mortes por Doenças Cardiovasculares

Estimativa anual: Aproximadamente 400 mil mortes por ano são atribuídas a doenças cardiovasculares no Brasil. Esses dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e confirmados por outras fontes como a Agência Brasil. Isso equivale a cerca de 1.100 mortes por dia, ou aproximadamente 46 mortes por hora.

Por aqui, o dado mais recente e concreto disponível é do ano de 2019, quando Pernambuco registrou 17.876 mortes por doenças do aparelho circulatório, correspondendo a uma taxa de 187,04 por 100 000 habitantes.

Ainda que mais distante (2017), outro indicador relevante é que doenças circulatórias respondiam por 29% das mortes no estado, com 5.500 casos relacionados a infarto, segundo o SIMEPE.