Carol Tabosa toma posse da presidência do Sindicato dos Médicos de Pernambuco

Em eleição histórica, o Simepe terá as primeiras mulheres presidente e vice-presidente do sindicato. A posse de Carol Tabosa acontece nesta quarta (30)

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 30/04/2025, às 08h28 - Atualizado às 09h18

Divulgação
Divulgação

A Dra. Carol Tabosa, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2009, irá tomar posse do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), nesta quarta-feira (30). A eleição foi histórica e o evento de posse acontecerá em Caruaru, Agreste do estado, terra natal da presidente. 

Carol, que é especializada em Medicina de Família e Comunidade, atua como médica efetiva no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Caruaru. Além das suas atribuições clínicas, ela também xerce funções de liderança como Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e Conselheira do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE). 

A médica tem sua trajetória marcada pela luta pela defesa da saúde comunitária e, de forma conjunta, pelos direitos dos profissionais da medicia, especialmente acerca das adversidades enfrentadas em áreas de menor recurso.

Em entrevista ao Blog do Jamildo, Carol Tabosa tratou de assuntos como negociação salarial, relação com a governadora Raquel Lyra, dificuldades enfrentadas pelo sindicato e mais. Ela também opinou sobre as recentes fiscalizações - por muitos, consideradas "midiáticas" -  realizadas pelos vereadores da Câmara do Recife. 

"Toda a fiscalização  tem que ser feita de uma forma adequada, responsável e, inclusive, preservando o sigilo médico e a imagem do paciente. Lógico, o que tiver que ser apurado tem que ser feito de uma forma que todas as partes, depois, possam fazer suas defesas e colocações em busca da melhoria. Só levar os problemas, sem pensar na solução, não vai melhorar a vida de ninguém, é só jogar para a plateia", afirmou ela.

"Queremos ações efetivas que respeitem as unidades e os fluxos de funcionamento, até porque existem áreas que são restritas, algumas atividades não podem ser interrompidas. Isso precisa ser feito da forma adequada para surtir o real efeito, que é o de melhoria das condições do local", concluiu. 

Eleição 

Foi a primeira vez que os médicos pernambucanos elegeram uma chapa composta por duas mulheres para os cargos de presidente e vice-presidente do Simepe.

A chapa "União, Juventude e Experiência", liderada pela médica Carol Tabosa como presidente, e Jamilly Leite como vice, obteve ampla maioria dos votos.

Foram 60,07% dos votos válidos para a diretoria executiva, totalizando 2.460 votos, e 59,97% dos votos para o conselho fiscal, somando 2.415 votos.

"É uma representação da a força feminina e que ela pode vir onde quer que ela esteja. Esse fato que traz um pouco da descentralização dessa gestão, mostra que independente de onde estejamos, podemos fazer a diferença, podemos assumir cargos de liderança e fazermos uma mudança de chave, uma mudança de olhar que vai beneficiar todos", afirma Carol sobre o feito.