Nova pesquisa da Simplex mostra reação de Raquel Lyra, mas João Campos lidera com folga

Nova pesquisa de intenções de voto para as eleições de 2026, feita pela Simplex, mostra que desaprovação de Raquel serve como ancora para o crescimento

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 28/04/2025, às 07h02 - Atualizado às 09h10

Raquel Lyra e João Campos, em mais uma pesquisa de opinião sobre as eleições 2026 - Divulgação
Raquel Lyra e João Campos, em mais uma pesquisa de opinião sobre as eleições 2026 - Divulgação

A CBN divulgou nesta segunda-feira (28) a segunda pesquisa Simplex sobre a corrida pelo Governo de Pernambuco, nas eleições de 2026.

Pelos números apresentados, no que toca aos votos totais, aqueles que incluem brancos, nulos e indecisos, João Campos soma 56,5% das intenções de voto. Raquel Lyra pontua com 26% das intenções de votos.

Neste mesmo quesito, os brancos e nulos somam 10,4%. Os indecisos chegam a 7,1% das citações.

No critério dos votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos, João Campos sobe para 68,5% das intenções de voto e Raquel Lyra também sobe para a casa dos 31,5% das intenções de voto.

O novo patamar de Raquel Lyra, nos votos válidos, deve ser comemorado pelos aliados, sendo apresentado como uma recuperação em relação aos números anteriores do início da gestão.

O número está em linha com o que vem divulgando outros institutos nacionais de renome. Segundo a mais recente Paraná Pesquisas, por exemplo, o placar está 60% versus 22%, em favor do prefeito João Campos.

No ano passado, João Campos foi reeleito prefeito do Recife no primeiro turno com 78,11% dos votos válidos.

Pesquisa de fevereiro

No levantamento de fevereiro, da mesma Simplex, João Campos aparecia com 54% das intenções de votos totais e Raquel Lyra com 19,3% das intenções de votos totais.

Neste cenário, o instituto havia incluído o nome do ex-ministro do turismo de Bolsonaro, Gilson Machado, que aparecia com 9,6%. Na pesquisa de agora, o nome de Gilson Machado, que deve disputar o Senado, não aparece, inviabilizando uma comparação correta do ponto de vista técnico.

Desaprovação de Raquel Lyra continua elevada e trava crescimento

Uma das chaves para entender o atual patamar de intenções de voto da governadora Raquel Lyra é a avaliação da gestão, passados mais de dois anos de governo.

Conforme os números repassados ao site Jamildo.com, a Simplex aponta que 56,8% desaprova o governo Raquel Lyra.

30,6% disse que aprova. Há ainda um grupo de 12,6% entre os eleitores que não sabem opinar ou não responderam.

Em um refinamento dos dados, outra tabela decompõe como se dá a aprovação (30,6%) e a desaprovação (56,8%).

Entre os eleitores que declararam intenção de voto em João Campos, 11,7% aprova a gestão dela e 77,4% desaprova. Não sabe não respondeu soma 10,9%.

Entre os eleitores que declararam intenção de voto em Raquel Lyra, 81,7% aprova e 11,8% desaprova. Não sabe ou não respondeu soma aqui 6,5%.

Entre os eleitores que optaram por brancos e nulos, 67,7% desaprova a gestão e outros 16,1% desaprovam.

Entre os entrevistados que disseram não saber ou não responder aos temas gerais, 41% desaprova a gestão e outros 11,5% aprova.

Detalhes técnicos

No total, foram 1.067 entrevistados com base em uma amostra aleatória estratificada. O público é formado pelo eleitores de Pernambuco com 16 anos de idade ou mais. A coleta da pesquisa foi realizada no dia 27 de abril. A  margem de erro é de 3 pontos percentuais.

O resumo do levantamento foi divulgado na madrugada no Blog do Elielson, em parceria com a CBN.