Nova pesquisa de intenções de voto para as eleições de 2026, feita pela Simplex, mostra que desaprovação de Raquel serve como ancora para o crescimento
por Jamildo Melo
Publicado em 28/04/2025, às 07h02 - Atualizado às 09h10
A CBN divulgou nesta segunda-feira (28) a segunda pesquisa Simplex sobre a corrida pelo Governo de Pernambuco, nas eleições de 2026.
Pelos números apresentados, no que toca aos votos totais, aqueles que incluem brancos, nulos e indecisos, João Campos soma 56,5% das intenções de voto. Raquel Lyra pontua com 26% das intenções de votos.
Neste mesmo quesito, os brancos e nulos somam 10,4%. Os indecisos chegam a 7,1% das citações.
No critério dos votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos, João Campos sobe para 68,5% das intenções de voto e Raquel Lyra também sobe para a casa dos 31,5% das intenções de voto.
O novo patamar de Raquel Lyra, nos votos válidos, deve ser comemorado pelos aliados, sendo apresentado como uma recuperação em relação aos números anteriores do início da gestão.
O número está em linha com o que vem divulgando outros institutos nacionais de renome. Segundo a mais recente Paraná Pesquisas, por exemplo, o placar está 60% versus 22%, em favor do prefeito João Campos.
No ano passado, João Campos foi reeleito prefeito do Recife no primeiro turno com 78,11% dos votos válidos.
No levantamento de fevereiro, da mesma Simplex, João Campos aparecia com 54% das intenções de votos totais e Raquel Lyra com 19,3% das intenções de votos totais.
Neste cenário, o instituto havia incluído o nome do ex-ministro do turismo de Bolsonaro, Gilson Machado, que aparecia com 9,6%. Na pesquisa de agora, o nome de Gilson Machado, que deve disputar o Senado, não aparece, inviabilizando uma comparação correta do ponto de vista técnico.
Uma das chaves para entender o atual patamar de intenções de voto da governadora Raquel Lyra é a avaliação da gestão, passados mais de dois anos de governo.
Conforme os números repassados ao site Jamildo.com, a Simplex aponta que 56,8% desaprova o governo Raquel Lyra.
30,6% disse que aprova. Há ainda um grupo de 12,6% entre os eleitores que não sabem opinar ou não responderam.
Em um refinamento dos dados, outra tabela decompõe como se dá a aprovação (30,6%) e a desaprovação (56,8%).
Entre os eleitores que declararam intenção de voto em João Campos, 11,7% aprova a gestão dela e 77,4% desaprova. Não sabe não respondeu soma 10,9%.
Entre os eleitores que declararam intenção de voto em Raquel Lyra, 81,7% aprova e 11,8% desaprova. Não sabe ou não respondeu soma aqui 6,5%.
Entre os eleitores que optaram por brancos e nulos, 67,7% desaprova a gestão e outros 16,1% desaprovam.
Entre os entrevistados que disseram não saber ou não responder aos temas gerais, 41% desaprova a gestão e outros 11,5% aprova.
No total, foram 1.067 entrevistados com base em uma amostra aleatória estratificada. O público é formado pelo eleitores de Pernambuco com 16 anos de idade ou mais. A coleta da pesquisa foi realizada no dia 27 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
O resumo do levantamento foi divulgado na madrugada no Blog do Elielson, em parceria com a CBN.