Pesquisa Simplex, divulgada nesta semana, diz que Eduardo Honório seria um bom cabo eleitoral, impulsionando favoritismo de Marcílio Régio em Goiana
por Jamildo Melo
Publicado em 21/03/2025, às 16h15 - Atualizado às 17h06
A corrida eleitoral em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, só começa oficialmente na próxima terça-feira (25), mas o candidato Marcílio Régio (PP) parece sair na frente, de acordo com os dados de uma pesquisa da Simplex.
Com o apoio estratégico do ex-prefeito Eduardo Honório e uma aliança com treze partidos, Régio lidera com 57,5% dos votos válidos, segundo a pesquisa Simplex. Seu principal adversário, Eduardo Batista (Avante), aparece com 42,5%.
Os dados da pesquisa indicam que a força política de Eduardo Honório é um dos pilares da campanha de Marcílio Régio. Na sondagem espontânea, onde os nomes dos candidatos não são mencionados, Marcílio lidera com 35,3%, enquanto Batista registra 26,3%.
Mesmo fora da disputa, eleito em outubro do ano passado, mas depois afastado pelo Justiça eleitoral por ter concluído já dois mandatos, Honório foi lembrado pelos eleitores, reforçando sua relevância no cenário político local.
Além disso, conforme a Simplex, a gestão de Honório como prefeito é amplamente aprovada, com 85,7% de avaliação positiva, consolidando sua influência na decisão dos eleitores.
A pesquisa também destacou o impacto dos apoios políticos. Com o suporte de Honório, Marcílio alcança 40,6% na preferência dos eleitores. Já Eduardo Batista, apoiado por Sebastião Oliveira (Avante), não ultrapassa 30%. A aliança de Marcílio com treze partidos, incluindo o PP de Dudu da Fonte, reforçaria a posição como favorito na disputa.
Realizada entre os dias 13 e 14 de março, a pesquisa Simplex entrevistou 400 eleitores e foi registrada no TSE sob o número PE 04703/2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,89% para mais ou para menos, conforme os dados compartilhados com o site Jamildo.com.