O encontro acontece nesta quinta-feira (7), às 13h. A iniciativa é da deputada Dani Portela em parceria com organizações da sociedade civil
por Clara Nilo
Publicado em 06/08/2025, às 13h10 - Atualizado às 14h43
A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, nesta quinta-feira (7), uma audiência pública sobre a aplicabilidade das políticas públicas voltadas para HIV/AIDS no estado.
A iniciativa é da deputada estadual Dani Portela (PSOL), em parceria com o Projeto Amor+ da Associação das Mães da Resistência; a ONG Gestos; o GTPosithivo; a Articulação AIDS Pernambuco e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS em Pernambuco.
O objetivo é reunir representantes do poder público, movimentos sociais, profissionais da saúde, organizações da sociedade civil e pessoas vivendo com HIV/AIDS para discutir os desafios na implementação das políticas públicas, o cumprimento da legislação vigente e o acesso aos serviços de saúde.
"Além de levar ao desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e a alocação de recursos para programas de prevenção, tratamento e apoio, a audiência pode ser um espaço para que as pessoas vivendo com HIV/AIDS compartilhem suas experiências e desafios, ajudando a sensibilizar os(a) legisladores(as) e a comunidade sobre as necessidades específicas dessa população", explicou Alessandra Nilo, fundadora da ONG Gestos.
“Discutir as políticas públicas em HIV/AIDS não é apenas um dever público, é também um dever de nós como cidadãos. É imprescindível promover os direitos humanos, a dignidade e a cidadania das pessoas soropositivas”, afirmou a deputada Dani Portela.
A audiência também deve abordar a necessidade de cuidado integral, o enfrentamento à LGBTfobia nos serviços públicos e os obstáculos enfrentados por pessoas que vivem com HIV/AIDS para ter acesso à saúde de forma igualitária e digna.