Deputado do PSB afirma que Raquel Lyra dá a entender que obras do Governo Paulo Câmara em Fernando de Noronha são frutos de sua gestão
por Cynara Maíra
Publicado em 10/11/2025, às 13h29
O deputado Waldemar Borges (PSB) acusou Raquel Lyra (PSD) de "agredir a verdade" e se apropriar de obras das gestões do PSB em Fernando de Noronha.
Borges afirma que o dessalinizador, inaugurado em 2021 por R$ 22 milhões, foi uma obra 100% de Paulo Câmara e que Raquel Lyra tem "zero a ver" com o equipamento.
O deputado também negou que as 25 casas anunciadas por Raquel sejam as "primeiras" da ilha, afirmando que Paulo Câmara (26) e Eduardo Campos já haviam construído moradias.
As críticas surgiram após Raquel Lyra visitar a ilha no fim de semana (7-9/11) para anunciar a antecipação do terminal do aeroporto e o projeto Noronha Verde.
Borges também criticou a "má manutenção" do dessalinizador na atual gestão e disse que o PSB "sabe fazer entregas" e não só "assinar ordens de serviço".
O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) rebateu, nesta segunda-feira (10), as declarações da governadora Raquel Lyra (PSD) sobre os investimentos em Fernando de Noronha.
Em um vídeo nas redes sociais, o parlamentar acusou a governadora de criar "narrativas" e "agredir a verdade" ao, segundo ele, se apropriar de obras da gestão Paulo Câmara.
A crítica de Borges foca em dois pontos principais: a Usina de Dessalinização e a construção de unidades habitacionais. As falas de Raquel Lyra ocorreram durante sua agenda na ilha no último fim de semana, quando ela anunciou a antecipação do novo terminal do aeroporto e autorizou a licitação para 25 novas casas.
O deputado do PSB criticou um vídeo em que a governadora aparece bebendo água do equipamento e afirma que sua gestão tem "trabalhado investindo muito na melhoria do abastecimento da ilha". A gestora não cita diretamente que o projeto é de sua autoria, mas fala sobre projetos de tratamento de esgoto que visa ampliar a infraestrutura do local. Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Nas suas redes sociais, Waldemar Borges afirmou que o vídeo "induz a imaginar" que a atual gestão tem relação com a obra. "Tem zero a ver. Esse dessalinizador, que custou R$ 22 milhões, foi todo viabilizado no governo de Paulo Câmara", diz o parlamentar da oposição.
Waldemar lembrou que a usina foi inaugurada em 20 de outubro de 2021 na gestão de Paulo Câmara. Borges ainda acusou a atual gestão de "má manutenção", alegando que a população, "vez por outra, ainda enfrenta dificuldades" com o fornecimento de água do equipamento e que essa seria uma situação supostamente causada por Raquel.
Confira o vídeo do deputado:
Ver essa foto no Instagram
A segunda crítica de Borges foi sobre o anúncio de Raquel Lyra na sexta-feira (07), quando revelou ao público a licitação para 25 novas unidades habitacionais. O deputado rebateu uma fala de Raquel Lyra que classificava as moradias como as "primeiras habitações de interesse na ilha".
"Aqui, a governadora está espancando a verdade", disse Borges. "O governo de Paulo Câmara construiu 26 casas de interesse social. Antes, o governo de Eduardo [Campos] também tinha construído".
Waldemar Borges finalizou a crítica afirmando que a gestão anterior do PSB realizou as obras com recursos próprios, sem o apoio do governo federal que a atual gestão possui. "Paulo Câmara não contou com o governo como de Lula para bancar financeiramente os custos", declarou.
"Não é criando um mundo paralelo que a gente vai resolver os problemas reais da população. Nem é agredindo a verdade", concluiu o deputado.
Durante sua passagem por Fernando de Noronha, Raquel Lyra fez diversos anúncios e entregas para o arquipélago. Entre eles: