Paulo Câmara deixa presidência do BNB; Diretor assume interinamente

Governo Lula põe diretor financeiro interinamente no lugar de Paulo Câmara na presidência do BNB, indicando que ele pode voltar ao comando após quarentena

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 21/10/2025, às 20h26 - Atualizado às 20h40

Paulo Câmara diz que as contratações refletem a atuação consistente do banco no apoio às atividades produtivas.
Paulo Câmara teve atuação consistente no BNB no apoio às atividades produtivas - Fernando Cavalcante/BNB

O Banco do Nordeste (BNB) anunciou nesta terça-feira (21) o encerramento da gestão de Paulo Câmara na presidência da instituição. O ex-governador de Pernambuco havia assumido o cargo em março de 2023. A decisão foi tomada durante a 980ª reunião do Conselho de Administração do banco.

Com a saída, o atual diretor financeiro e de crédito, Wanger Antônio de Alencar Rocha, foi designado para exercer interinamente a presidência do BNB, acumulando o novo posto com o atual. Ele também passa a integrar o Conselho de Administração.

Além da mudança no comando, a reunião deliberou sobre a recondução da maior parte da Diretoria Executiva para o novo período de gestão (2025–2027): Ana Teresa Barbosa de Carvalho, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, José Aldemir Freire e Leonardo Victor Dantas Cruz continuam nos respectivos cargos.

Também foi eleito para a Diretoria de Negócios Raimundo Vandir Farias Junior, que substituirá Luiz Abel Amorim de Andrade. A posse deve ocorrer nos próximos 30 dias. Vandir é funcionário de carreira do banco, com passagens por agências no interior do Ceará e reconhecimentos por desempenho em gestão.

Bons números na gestão podem devolver pernambucano ao comando do BNB

Durante sua gestão como presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara entregou resultados expressivos que reforçaram o papel estratégico da instituição no desenvolvimento regional.

Sob seu comando, o banco registrou recordes na liberação de crédito, com ênfase em micro e pequenos empreendedores, agricultura familiar e projetos de infraestrutura.

Além disso, houve avanço na digitalização de serviços, melhoria nos indicadores de eficiência operacional e fortalecimento da imagem institucional do BNB no cenário nacional.

A atuação de Paulo Câmara também foi marcada pelo esforço de ampliar o alcance social dos financiamentos, com foco na redução das desigualdades regionais e estímulo à inovação no Nordeste, conforme assinalou o site Jamildo.com em várias edições.

Com as mudanças, a diretoria executiva do BNB passa a ter a seguinte composição:

Wanger Rocha – Presidente interino e Diretor Financeiro

Ana Teresa Barbosa de Carvalho – Diretora de Administração

Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior – Diretor de Ativos de Terceiros

José Aldemir Freire – Diretor de Planejamento

Leonardo Victor Dantas Cruz – Diretor de Controle e Risco

Raimundo Vandir Farias Junior – Diretor de Negócios