João Campos deve garantir mais responsabilidades a Victor Marques com a possibilidade de que vá disputar o governo contra Raquel Lyra em 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 17/01/2025, às 10h00
Com a possibilidade de que João Campos (PSB) concorra à eleição de 2026 contra a governadora Raquel Lyra (PSBD), o prefeito deve fazer o "test drive" das habilidades do vice Victor Marques (PCdoB) a partir desta sexta-feira (17)
Isso porque João Campos entrará em férias a partir desse final de semana e deixará Victor como prefeito interino. Além da mudança, o líder do Executivo inseriu o aliado no conselho da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
O anúncio das férias de João Campos foi feito pelas redes sociais do prefeito. Ao lado de seu vice em um canteiro de obras, o socialista anunciou que irá "recarregar a batéria" e deixaria Victor na liderança do Recife.
"Tenho certeza que ele [Victor Marques] vai pegar no serviço pra gente seguir com todas as entregas pros recifenses", afirmou. O padrão de férias do prefeito é de uma média de 15 dias. Caso esse número continue, a tendência é que João Campos já retome os trabalhos no começo de fevereiro.
A ideia de "test drive" como prefeito da cidade está vinculada com a possibilidade de que Campos renuncie do cargo antes de julho de 2026 para concorrer pelo Governo de Pernambuco. Caso isso ocorra, Victor Marques será prefeito da cidade por metade do mandato.
Durante a eleição de 2024, diversos adversários criticaram a escolha de Victor Marques para vice de João Campos.
Além de ter retirado a posição do Partido dos Trabalhadores, que pela primeira vez desde os anos 2000 não indicou um candidato pela Prefeitura do Recife, o baixo conhecimento do público sobre Victor gerou polêmicas.
O ex-ministro do Turismo e então candidato do PL para Prefeitura do Recife, Gilson Machado, falou que Victor seria um "poste comunista". Muitos teorizavam que Victor seria alguém que João Campos poderia controlar caso renuncie o cargo para concorrer com Raquel em 2026.
Além dessa ideia, alguns citavam que a escolha do vice foi mais baseada em lealdade pessoal do seu ex-chefe de gabinete do que sobre competência administrativa. Na época, viralizou uma foto dos aliados juntos aos 17 anos, que mostrava a proximidade dos dois políticos.
Para contrapor essa noção, João Campos tem planejado garantir mais papéis para Victor Marques dentro do município. Ainda em 2023, o prefeito anunciou que o vice seria também secretário de Infraestrutura do Recife.
Leia também
@blogdojamildo