Instituto Simplex acertou pesquisas em Goiana, como a sondagem realizada na sexta, praticamente o mesmo resultado oficial da eleição suplementar
por Jamildo Melo
Publicado em 04/05/2025, às 19h54 - Atualizado às 20h12
O Instituto Simplex comemorou, neste domingo, os acertos nas pesquisas em Goiana, que foi às urnas novamente hoje.
Em sondagem realizada na sexta (03/05), o instituto apontou o resultado da eleição suplementar em Goiana. No cenário estimulado, a pesquisa apontou o candidato Marcílio Régio (PP) com 54,7% contra 44,3% de Eduardo Batista (Avante) em votos válidos.
O resultado final foi praticamente o mesmo, com 54,1% dos votos para Marcílio Régio contra 45,9% de Eduardo Batista, mostrando a precisão dos números - ainda que a margem de erro seja de 4%.
"O instituto foi preciso ao acompanhar o movimento da opinião pública para o pleito", declarou, em nota enviada ao site Jamildo.com.
A vitória de Marcilio foi anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) pouco antes das 17h30, com apenas meia hora de apuração.
No município, cerca de 65 mil eleitores estiveram aptos a votar nas eleições deste domingo.
Com 66 anos, Marcílio Régio já foi vice-prefeito de Goiana, Marcílio Régio secretário municipal e presidente da Câmara de Vereadores de Goiana.
Sua candidata para vice é a ex-secretária Licia Maciel (PT), encabeçando a chapa formada pelo PP, Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), MDB, PMB, Mobiliza, PRTB, Agir, União Brasil, DC, PSB, PRD.
A empresa de pesquisas disse ainda que outro ponto importante medido pelo Simplex foi o crescimento de Marcílio Régio depois do ato de campanha feito ao lado do prefeito do Recife, João Campos.
Com 70,9% das intenções de voto para o Governo do Estado contra 15,7% da governadora Raquel Lyra, segundo dados do próprio instituto, João Campos teria ajudado no crescimento da campanha de Marcílio Régio na reta final, contribuindo para a diferença de quase 10 pontos percentuais.
O deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, passou o dia na cidade acompanhando a votação, a apuração e celebrou a vitória de Marcilio Regio.
"O resultado coroou o empenho de um conjunto político que reuniu apoios como o do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o do ex-prefeito de Goiana, Eduardo Honório (União Brasil)".
“Participamos da grande caminhada de ontem, estivemos em Goiana desde hoje cedinho e agora terminamos esse dia muito animados com Marcílio prefeito eleito de Goiana. Tenho certeza de que será feito um belo trabalho, continuando o que Eduardo Honório começou e fazendo avançar muito mais”, disse Sileno.