Marcílio Régio ganha disputa contra Eduardo Batista e será novo prefeito de Goiana
por Cynara Maíra
Publicado em 04/05/2025, às 17h23
Com 91% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já declara como matematicamente eleito o ex-vice-prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP). O político conseguiu 54,58% dos votos válidos.
Em segunda posição, ficou o prefeito interino da cidade, Eduardo Batista (Avante), que ficou com 45,42%.
Com 66 anos, Marcílio Régio já foi vice-prefeito de Goiana, Marcílio Régio secretário municipal e presidente da Câmara de Vereadores de Goiana.
Sua candidata para vice é a ex-secretária Licia Maciel (PT), encabeçando a chapa formada pelo PP, Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), MDB, PMB, Mobiliza, PRTB, Agir, União Brasil, DC, PSB, PRD.
Uma das apenas cinco cidades que precisou de uma eleição suplementar para disputa em 2024, Goiana foi às urnas neste domingo (04) após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o registro de candidatura do ex-prefeito Eduardo Honório (União Brasil), que conseguiu 78% dos votos válidos na eleição ordinária.
O motivo, seria que a reeleição configuraria um terceiro mandato consecutivo, já que Honório assumiu o posto ainda quando vice-prefeito, depois do prefeito Osvaldinho precisar sair do cargo por problemas de saúde. Em 2020, o político do União Brasil foi eleito para assumir o cargo majoritário da cidade.
Como liderou Goiana na maior parte do mandato que tinha sido eleito como vice, o TSE entendeu a candidatura em 2024 como uma tentativa de entrar em terceiro mandato consecutivo e ordenou uma nova eleição na cidade.
Sem um vitorioso, ficou acordado que o presidente eleito em 1º de janeiro na Câmara de Vereadores da cidade assumiria o posto. Apesar de Honório ter tentado lançar Carlos Viegas Jr. (PP) para presidente do Legislativo, a Casa votou majoritariamente em Batista para o posto.