Eleição em Goiana: eleito presidente da Câmara, Eduardo Batista assumirá como prefeito interino

Eduardo Batista será prefeito interino de Goiana após ganhar eleição da Câmara Municipal da cidade

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 02/01/2025, às 09h03

Eduardo Batista, sentado no meio, assume interinamente a Prefeitura de Goiana - Reprodução Instagram
Eduardo Batista, sentado no meio, assume interinamente a Prefeitura de Goiana - Reprodução Instagram

Eduardo Batista (Avante), foi eleito, nesta quarta-feira (01), presidente da Câmara Municipal de Goiana e assumirá, de forma interina, a Prefeitura do município da Zona da Mata Norte pernambucana.

Entenda saga sobre anulação da eleição de Goiana

A cidade de Goiana precisará fazer uma nova eleição após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a decisão da Justiça Eleitoral de Pernambuco de impugnar a candidatura do então prefeito Eduardo Honório (União Brasil).

Apesar de concorrer com embargos e ter mais de 70% dos votos válidos, Eduardo Honório ficou com a eleição sub júdice por ter assumido a Prefeitura de Goiana como vice antes de ser oficialmente eleito em 2020. 

Eleito como vice-prefeito de Osvaldinho em 2016, Honório precisou atuar como chefe do Executivo pelos últimos 25 meses de gestão após o líder da chapa ser afastado por questões de saúde.

A coligação "Unidos por uma Goiana Melhor", formada pelo Republicanos, MDB, PSB e Solidariedade, pediu a impugnação da candidatura de Honório com a justificativa de que ele pleiteava por um terceiro mandato consecutivo, ao contar o tempo como prefeito interino. 

O TSE exigiu que a cidade tenha eleições em até 90 dias da decisão Por enquanto, a cidade será gerenciada pelo novo presidente da Câmara. 

Eduardo Batista ganha com 13 de 17 votos

Pelo peso especial do cargo em Goiana, Honório tentou articular o nome de Carlos Viegas Jr. (PP) para presidir o Legislativo, ms Batista conseguiu 13 dos 17 vereadores da Casa. O vereador já preside a Câmara Municipal desde 2021. 

Ao ser empossado, Batista reforçou a necessidade de união política para enfrentar os desafios do município. “Precisamos estar vigilantes e de mãos dadas, colocando os interesses do povo de Goiana acima de qualquer questão política ou pessoal. Conclamo a todos para construirmos uma grande união por nossa cidade, garantindo mais conquistas e realizações para o povo goianense”, afirmou.

Batista conduzirá a administração municipal até que o TRE defina a data da eleição suplementar. Como o prazo é de até 90 dias e a decisão ocorreu em dezembro, o novo pleito deve ocorrer em março de 2025. 

Goiana, um dos principais municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco, tem uma população de mais de 80 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sem ainda disputa marcada, o Jamildo.com preparou uma enquete para questionar quem a população considera que seria o melhor candidato para assumir a Prefeitura de Goiana, vote aqui: 

@blogdojamildo