Com registro de Eduardo Honório cassado, grupos políticos se articulam pelos mais de 78% dos votos conquistados pelo atual prefeito na eleição em Goiana
por Cynara Maíra
Publicado em 19/12/2024, às 08h31
Única eleição prevista para ocorrer em breve, a disputa pela Prefeitura de Goiana (Pernambuco) já mobiliza a cidade, apesar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) ainda não ter iniciado o período de campanha.
Com a cassação do registro de candidatura do atual prefeito Eduardo Honório (União Brasil), diversos políticos já tentam captar parte dos mais de 78% dos votos válidos conquistados por Honório.
Dentre as pessoas que estavam ao lado de Honório na primeira eleição despontam os nomes de sua candidata para vice, a ex-secretária de Saúde Lícia Maciel (PT), a vereadora eleita Paula Brito (PP) e o vereador reeleito Carlos Viegas Jr (PP).
Na visita do deputado federal Lula da Fonte (PP) e do deputado estadual Antônio Moraes (PP) ao Hospital Belarmino Correia, em Goiana, todos os três nomes estavam ao lado de Eduardo Honório.
Ao lado de diversas entregas recentes do atual prefeito, como candidata para vice em sua chapa, Lícia Maciel já atuou na Prefeitura de Goiana. Enfermeira de profissão, seu nome para vice-prefeita foi a primeira disputa que concorreu.
Terceira mais votada, na primeira eleição da cidade, essa é a primeira vez que Paula Brito disputou uma eleição.
Próxima do prefeito, muitos consideravam que Paula seria a aposta de Honório para Câmara de Vereadores e para Prefeitura, mas seu nome sofria rejeição por parte de alguns eleitores, mais próximos da atual primeira-dama, Dona Nevinha.
Por conta dessa suposta rejeição ao nome de Paula Brito, especula-se que Honório poderá dar preferência ao nome de Carlos Viegas Jr. Vereador eleito em 2004, 2008, 2016, 2020 e agora 2024, Carlos já passou por diversos partidos, em sua carreira política, ele já concorreu pelo PT, PC do B, PDT, PSB e PP.
Apesar da força de Honório na disputa, também há aqueles que indicam que a eleição pela presidência na Câmara Municipal de Goiana que resolverá o novo pleito.
Como o líder que assumirá a Prefeitura da cidade até a conclusão das eleições, o novo presidente da Câmara de Vereadores terá força para "fazer seu nome" durante o período de campanha.
As eleições para Câmara Municipal da cidade estão previstas para o início do ano. A disputa deve estar centrada entre o atual líder da Casa, o vereador Eduardo Batista (Avante), e um nome mais próximo a Honório. Até o momento, as informações são de que o prefeito apoiará Carlos Viegas Jr nesse cenário.
Por conta de todos os questionamentos vinculados com a nova eleição que ocorrerá em Goiana, o site Jamildo.com montou uma enquete para questionar quem a população considera que deveria ser o novo Prefeito de Goiana.
O questionário será desabilitado a partir do início do período eleitoral, conforme as leis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vote aqui: