Com decisão do TSE de cassar o registro de candidatura de Eduardo Honório, população de Goiana terá de voltar às urnas em 2025 para nova eleição
por Cynara Maíra
Publicado em 18/12/2024, às 10h34 - Atualizado às 12h37
A partir da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o registro de candidatura de Eduardo Honório (União Brasil) para Prefeito de Goiana, a cidade do litoral Norte precisará voltar às urnas em 2025 para decidir por um novo líder do Executivo.
Com esse cenário, o site Jamildo.com criou uma enquete para questionar a população quem seria o melhor candidato para assumir a Prefeitura de Goiana em 2025.
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que uma nova eleição ocorra em até 90 dias. Como o julgamento foi em 05 de dezembro, a cidade tem até março para fazer um novo pleito.
Já que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) ainda não decidiu quando será a nova eleição em Goiana, será o presidente da Câmara de Vereadores da cidade que assumirá o controle da cidade a partir de 1º de janeiro de 2025.
Atualmente, esse cargo é do vereador reeleito Eduardo Batista (Avante), que também concorre pelo biênio de 2025/2026 na disputa pela presidência da Câmara.
Apesar do TRE ainda não ter iniciado o período eleitoral na cidade, as articulações na cidade já começaram. Os principais nomes que poderão apresentar candidatura para disputar o pleito estão em processo de negociação.
A partir da ampla vantagem nas eleições municipais de 2024, com 78,16% dos votos válidos, o endosso de Honório é visto como fundamental pelas lideranças políticas de Goiana.
Enquanto os bastidores indicam que o prefeito Eduardo Honório deseja conduzir a vereadora eleita Paula Brito (PP) para Prefeitura, alguns indicam que o cenário será mais dividido do que os resultados majoritários de Honório. Isso porque há uma divisão entre os apoiadores do atual prefeito sobre quem deveria sucedê-lo.
Com base nessa questão, o site criou uma enquete, que ficará disponível apenas até antes do início do período eleitoral, questionando a população sobre quem seria o melhor candidato para assumir a Prefeitura de Goiana em 2025.
Ainda sem candidatos oficiais, os eleitores também podem adicionar suas sugestões. O site incluiu Licia Marciel (PT), candidata para vice-prefeita de Eduardo Honório. Além de Licia, também foram inseridos Paula Brito (PP), André do Forró dos Errados (PP) e Eduardo Batista pela especulação de seus nomes como vereadores que poderiam disputar a Prefeitura de Goiana.
André, por exemplo, recebeu o endosso da primeira-dama, Maria das Neves, conhecida como Nevinha, e foi o vereador com maior número de votos na cidade.
Vote aqui:
No dia 05 de dezembro, o TSE rejeitou o recurso do prefeito de Goiana, Eduardo Honório, confirmando a cassação de sua candidatura.
A corte entendeu que Honório estava inelegível, pois sua candidatura configuraria um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido por lei. Ele assumiu a prefeitura como vice após o afastamento do então prefeito Osvaldinho por questões de saúde, completando o mandato do gestor anterior.
Apesar de vencer as eleições com mais de 70% dos votos, Honório concorria sub júdice desde o início da campanha, amparado por embargos judiciais.
A impugnação inicial foi feita pela coligação "Unidos por uma Goiana Muito Melhor" e confirmada em todas as instâncias. A decisão do TSE foi baseada na recomendação do Ministério Público Eleitoral, que reforçou todos os argumentos de inelegibilidade.
Embora a equipe jurídica de Honório ainda possa avaliar um recurso ao Supremo Tribunal Federal, a decisão do TSE é geralmente definitiva no âmbito eleitoral.
Leia também
@blogdojamildo