Fala de Raul Henry ocorreu durante evento do MDB. Secretário do Recife afirmou que João Campos tem mais qualidades que os últimos 6 governadores
por Cynara Maíra
Publicado em 24/07/2025, às 08h26 - Atualizado às 10h35
Durante evento do MDB, o secretário de Relações Institucionais do Recife e presidente estadual da legenda, Raul Henry, afirmou que o prefeito João Campos (PSB) reúne “mais talento e mais virtudes” do que os últimos seis governadores com quem conviveu entre eles, o ex-governador Jarbas Vasconcelos, considerado seu padrinho político, e o ex-governador Eduardo Campos, pai de João.
A fala foi feita durante a presença de João Campos em agenda da Fundação Ulisses Guimarães, nesta semana, em Vitória de Santo Antão.
Na ocasião, Raul listou os ex-governadores com quem teve trajetória política próxima: Jarbas, Miguel Arraes, Marco Maciel, Roberto Magalhães, Eduardo Campos e Paulo Câmara.
“Você tem mais talento e mais virtudes do que os seis reunidos. Eu posso lhe dizer isso”, afirmou o dirigente do MDB, dirigindo-se diretamente a João.
A declaração ocorre em meio ao acirramento da disputa interna do partido no Estado e ao reposicionamento do MDB na aliança com o PSB.
Reeleito presidente estadual da sigla, Raul derrotou o deputado estadual Jarbas Filho, que contava com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSD) e defendia o rompimento com a base socialista.
Com a vitória, a tendência majoritária do MDB passa a ser a manutenção do apoio a João Campos, que busca viabilizar uma candidatura ao governo de Pernambuco em 2026. João, inclusive, telefonou pessoalmente para parabenizar Raul pelo resultado da eleição, encerrada na Câmara do Recife.
No discurso em Vitória, Raul destacou que conviveu com todos os ex-governadores de forma próxima. Jarbas, inclusive, foi citado como “o grande referencial” da sua vida pública. Apesar disso, reafirmou sua aposta na renovação representada por João Campos.
O nome do ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos, inclusive, foi alvo de disputas políticas no MDB antes da eleição da legenda. Mais afastado do meio após se aposentar do Senado,
Jarbas Filho tem sido um dos principais porta vozes do pai, enquanto Raul Henry afirma que o Jarbinhas estaria usando a imagem política do pai para seus interesses.