Jamildo lança acervo digital com mais de 15 anos de jornalismo político pernambucano

Acervo digital com produção do antigo Blog de Jamildo (publicado originalmente no NE10) volta ao ar graças ao compromisso do jornalista com a notícia

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 24/07/2025, às 06h00 - Atualizado às 16h38

Jamildo Melo é editor e dono do site Jamildo.com - Yan Lucca / Jamildo.com
Jamildo Melo é editor e dono do site Jamildo.com - Yan Lucca / Jamildo.com

Em 2025, o jornalista e escritor pernambucano Jamildo Melo completa 20 anos de atuação ininterrupta na cobertura digital política e econômica de Pernambuco e celebra a data com o lançamento de um acervo digital que reúne milhares de reportagens, bastidores e análises publicadas ao longo da trajetória do antigo Blog de Jamildo. Somando a carreira no digital aos anos de jornalismo impresso, são mais de 30 anos de estrada.

O novo site, de acesso gratuito e sem fins lucrativos, está disponível em https://acervojamildo.com e busca valorizar a memória do jornalismo pernambucano, colocando à disposição do público um material rico em contexto, apuração e relevância histórica.

Criado em 2005, inicialmente com o nome de Blog do JC, o Blog do Jamildo, como foi batizado um ano depois, foi o primeiro blog político de Pernambuco em uma plataforma jornalística profissional. Ao longo de sua trajetória, acompanhou de perto crises institucionais, eleições majoritárias, investigações de corrupção, mudanças de governo e grandes projetos de infraestrutura.

Graças ao compromisso do jornalista com seus leitores, parte significativa desses conteúdos agora está de volta ao ar e sistematizada para consultas, podendo ser utilizada por estudantes, pesquisadores, jornalistas e qualquer cidadão interessado em compreender os rumos políticos do estado.

Captura de Tela da página inicial do acervo. Na home está escrito "confira 15 anos da política e economia de Pernambuco" e um menu de busca. A identidade visual é laranja, azul marinho e branco
Acervo sem fins lucrativos com matérias de Jamildo Melo entre 2006 e 2024 está no ar

O acervo é uma forma de reconhecer o jornalismo como ferramenta de memória e cidadania. Mais que arquivar matérias, queremos oferecer um espaço de consulta, releitura e aprendizado. O blog não é meu. É uma tribuna plural e assim deve permanecer, à disposição dos cidadãos”, afirma o jornalista Jamildo Melo, fundador e editor do blog.

A iniciativa surge no momento em que o site Jamildo.com se consolida como veículo independente, após encerrar a parceria de mais de 15 anos com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Com o novo acervo, o projeto dá continuidade à sua missão de informar com independência editorial e compromisso com o interesse público.

O lançamento será acompanhado de uma série de publicações especiais, resgatando coberturas históricas e promovendo o debate sobre a importância da preservação da informação na era digital.

A data foi escolhida em razão do aniversário de 60 anos do jornalista, comemorado nesta quinta-feira, dia 24 de julho.

"Por falar em aniversário, em 2026 completo 20 anos de atuação digital e para comemorar de forma antecipada, já que será um ano eleitoral e de agenda extensa, vamos comemorar em grande estilo celebrando não só estes anos de dedicação mas também a história construída sempre pautada no respeito, na ética e na prestação de serviço à sociedade", adianta Jamildo. 

O jornalista celebrará os seus 60 anos e as décadas no jornalismo digital em um evento que promete reunir a sociedade, políticos, empresários e jornalistas do Estado no Mirante do Paço, no dia 6 de outubro de 2025

Entenda os bastidores técnicos do Acervo Jamildo

Para colocar o antigo Blog do Jamildo novamente no ar, foi preciso mais do que vontade pessoal, política e empresarial: exigiu conhecimento técnico e criatividade. O novo site foi desenvolvido do zero.

A estrutura foi construída pela jornalista apaixonada por tecnologia Cynara Maíra com linguagens como HTML, JavaScript e Python, e hospedada por meio do GitHub Pages — uma plataforma que permite publicar sites diretamente de repositórios de código.

O projeto também utilizou o gerador de sites estáticos Hugo, conhecido pela leveza e rapidez no carregamento. "Como o acervo contava com mais de 150 mil postagens em formatos antigos e incompatíveis, foi necessário converter esse material com cuidado, mantendo sua integridade", explica Cynara.

A responsável pela criação do acervo digital conta que para facilitar o acesso ao conteúdo, o site conta com um sistema de busca avançado por palavras-chave, categorias, tags e anos de publicação. Além disso, a preocupação com acessibilidade resultou em nota superior a 9 no AccessMonitor, ferramenta que avalia a inclusão digital de páginas na web.