Raquel Lyra participa de evento da Assembleia de Deus em aceno ao eleitorado evangélico

Governadora participou do Congresso de Jovens da Assembleia de Deus ao lado de Michelle Collins e líderes religiosos, no Geraldão

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 27/07/2025, às 14h11

Governadora Raquel Lyra em evento evangélico - RAQUEL LYRA/ INSTAGRAM
Governadora Raquel Lyra em evento evangélico - RAQUEL LYRA/ INSTAGRAM

O número de evangélicos no Brasil cresceu de forma expressiva a partir da década de 1990. Em Pernambuco, esse grupo representa cerca de 25% da população, segundo dados do Censo de 2022. De olho nesse eleitorado, a governadora Raquel Lyra (PSD) participou no sábado (26) do 43º Congresso de Jovens da Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco, ao lado da missionária Michelle Collins (PP), diretora da Arena de Pernambuco, além de outros líderes religiosos.

O eleitorado evangélico tem peso significativo na Região Metropolitana do Recife. Municípios como Abreu e Lima, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca já registram maioria evangélica sobre os católicos. Na eleição municipal de 2024, o segmento esteve dividido em Jaboatão, onde o grupo se fragmentou entre os Ferreira, representados por Mano Medeiros, e os Tércios.

Durante o evento, Raquel Lyra, que é católica, destacou o papel da juventude evangélica. “Jovens, o mundo precisa da fé, da força e da coragem que existem em vocês. Pernambuco precisa de vocês. E eu não tenho dúvida: é através do testemunho da nossa juventude que vidas são tocadas e a nossa sociedade é transformada”, afirmou.

A governadora encerrou sua fala com uma mensagem de apelo à espiritualidade. “Que Deus nos conceda sabedoria e coragem para seguir fazendo o que é certo e necessário para Pernambuco.”

Governadora Raquel Lyra em evento evangélico

Aceno aos dois maiores grupos religiosos do estado

Embora os evangélicos tenham crescido significativamente nas últimas décadas, os católicos seguem como maioria no estado, concentrando 58% dos habitantes. Esse índice é puxado pelo Sertão do estado, onde a tradição católica se mantém sólida.

Uma semana antes de participar do congresso da Assembleia de Deus, a governadora Raquel Lyra esteve em Serrita - onde mais de 90% da população se declara católica - na 55ª edição da Missa do Vaqueiro, evento simbólico para a fé e cultura popular da região. Na ocasião, Raquel levou a bandeira de Pernambuco e ressaltou a importância de celebrar a religiosidade do povo sertanejo.

"Aqui não é palanque político. É tempo de celebrar a nossa cultura e a nossa história. Isso não se faz pelo Instagram, isso se faz no chão, na terra, em cima de um cavalo, e de mãos dadas para o nosso povo", discursou.