Raquel Lyra retira novo prefeito do PSB para o PSD; confira quem e veja transferências

O site montou um painel com as transferências de partidos dos prefeitos de Pernambuco. Com entrada de Rodrigo Pinheiro essa semana, PSD terá 69 líderes

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 01/07/2025, às 11h12 - Atualizado às 11h52

Raquel Lyra conseguiu captar novo prefeito para o PSD - Miva Filho/Secom Governo de Pernambuco
Raquel Lyra conseguiu captar novo prefeito para o PSD - Miva Filho/Secom Governo de Pernambuco

Nesta semana, o PSD ganhou mais uma prefeitura. O prefeito de Machados, Juarez da Banana, anteriormente no PSB de João Campos, anunciou sua filiação ao partido da governadora Raquel Lyra. 

A movimentação amplia a base do governo estadual no Agreste Setentrional e consolida a presença do PSD em 68 prefeituras, número que deve crescer com a adesão já anunciada do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. A expectativa é que Pinheiro formalize a filiação dia 4 de julho, elevando para 69 o total de prefeitos da legenda no estado.

O prefeito de Machados justificou sua decisão pela aproximação com a agenda da governadora:

“Tenho acompanhado de perto o trabalho que a governadora Raquel Lyra vem realizando por Pernambuco. É uma gestão que tem dado voz aos municípios e investido em melhorias reais para a população. Por isso, é uma alegria passar a fazer parte da mesma sigla e contribuir com esse projeto que pensa no futuro do nosso estado”, declarou.

A governadora também comentou a chegada do novo aliado ao dizer que "Juarez é um prefeito que tem mostrado compromisso com seu povo e um olhar atento às necessidades da sua cidade. Sua chegada ao PSD fortalece ainda mais o nosso projeto de transformação de Pernambuco a partir dos municípios. Seja muito bem-vindo, Juarez!”

PSD lidera redesenho político municipal após entrada de Raquel Lyra

O movimento de Juarez se soma ao de outros prefeitos que vêm migrando para o PSD desde o início de 2025. Na semana passada, Pedro Pilota, prefeito de Itaíba, também oficializou a filiação ao partido, deixando o Republicanos. Ele se tornou o 67º gestor municipal da legenda, antes da chegada de Juarez.

O Jamildo.com montou um painel interativo que reúne os dados das trocas partidárias desde as eleições municipais de 2024.

Segundo o levantamento, 50 prefeitos trocaram de legenda, o que representa 27,2% dos 184 municípios pernambucanos. O material está em constante atualização, confira: 

O PSD foi o maior beneficiado, saltando de 20 para 68 prefeituras em junho, avanço que se deu, sobretudo, com a migração de 31 gestores que saíram do PSDB após a intervenção nacional que retirou o controle da legenda dos aliados de Raquel Lyra e o transferiu para o deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa.

Outros partidos também foram atingidos. O PSB, adversário da base governista, perdeu prefeituras para o PSD, enquanto no MDB as disputas internas impulsionaram saídas, como a de prefeitos que preferiram migrar para a sigla de Raquel, deixando Jarbas Filho e outros nomes como dissidência minoritária.

Rodrigo Pinheiro deve oficializar mudança nesta semana

A filiação de Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru, ao PSD está prevista para os próximos dias.

Aliado de Raquel Lyra e eleito pelo PSDB, ele não participou do ato coletivo de filiação em junho por causa de uma viagem. Com sua entrada, o PSD será o único partido com presença em mais de um terço das prefeituras do estado.

A movimentação de prefeitos em direção à legenda é vista como um esforço coordenado pela governadora para ampliar sua base com vistas às eleições de 2026, quando deve disputar a reeleição