O site montou um painel com as transferências de partidos dos prefeitos de Pernambuco. Com entrada de Rodrigo Pinheiro essa semana, PSD terá 69 líderes
por Cynara Maíra
Publicado em 01/07/2025, às 11h12 - Atualizado às 11h52
Nesta semana, o PSD ganhou mais uma prefeitura. O prefeito de Machados, Juarez da Banana, anteriormente no PSB de João Campos, anunciou sua filiação ao partido da governadora Raquel Lyra.
A movimentação amplia a base do governo estadual no Agreste Setentrional e consolida a presença do PSD em 68 prefeituras, número que deve crescer com a adesão já anunciada do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. A expectativa é que Pinheiro formalize a filiação dia 4 de julho, elevando para 69 o total de prefeitos da legenda no estado.
O prefeito de Machados justificou sua decisão pela aproximação com a agenda da governadora:
“Tenho acompanhado de perto o trabalho que a governadora Raquel Lyra vem realizando por Pernambuco. É uma gestão que tem dado voz aos municípios e investido em melhorias reais para a população. Por isso, é uma alegria passar a fazer parte da mesma sigla e contribuir com esse projeto que pensa no futuro do nosso estado”, declarou.
A governadora também comentou a chegada do novo aliado ao dizer que "Juarez é um prefeito que tem mostrado compromisso com seu povo e um olhar atento às necessidades da sua cidade. Sua chegada ao PSD fortalece ainda mais o nosso projeto de transformação de Pernambuco a partir dos municípios. Seja muito bem-vindo, Juarez!”
O movimento de Juarez se soma ao de outros prefeitos que vêm migrando para o PSD desde o início de 2025. Na semana passada, Pedro Pilota, prefeito de Itaíba, também oficializou a filiação ao partido, deixando o Republicanos. Ele se tornou o 67º gestor municipal da legenda, antes da chegada de Juarez.
O Jamildo.com montou um painel interativo que reúne os dados das trocas partidárias desde as eleições municipais de 2024.
Segundo o levantamento, 50 prefeitos trocaram de legenda, o que representa 27,2% dos 184 municípios pernambucanos. O material está em constante atualização, confira:
O PSD foi o maior beneficiado, saltando de 20 para 68 prefeituras em junho, avanço que se deu, sobretudo, com a migração de 31 gestores que saíram do PSDB após a intervenção nacional que retirou o controle da legenda dos aliados de Raquel Lyra e o transferiu para o deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa.
Outros partidos também foram atingidos. O PSB, adversário da base governista, perdeu prefeituras para o PSD, enquanto no MDB as disputas internas impulsionaram saídas, como a de prefeitos que preferiram migrar para a sigla de Raquel, deixando Jarbas Filho e outros nomes como dissidência minoritária.
A filiação de Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru, ao PSD está prevista para os próximos dias.
Aliado de Raquel Lyra e eleito pelo PSDB, ele não participou do ato coletivo de filiação em junho por causa de uma viagem. Com sua entrada, o PSD será o único partido com presença em mais de um terço das prefeituras do estado.
A movimentação de prefeitos em direção à legenda é vista como um esforço coordenado pela governadora para ampliar sua base com vistas às eleições de 2026, quando deve disputar a reeleição