Ao lado de comitiva extensa, Raquel Lyra manda recado para João Campos durante Missa do Vaqueiro

Vistos lado a lado durante a Missa do Vaqueiro, Raquel Lyra alfinetou João Campos em seu discurso durante o evento

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 21/07/2025, às 09h30 - Atualizado às 10h20

Raquel Lyra e João Campos estavam na Missa do Vaqueiro no domingo (20) - Janaína Pepeu/Secom- Reprodução Instagram
Raquel Lyra e João Campos estavam na Missa do Vaqueiro no domingo (20) - Janaína Pepeu/Secom- Reprodução Instagram

Participantes da Missa do Vaqueiro na manhã de domingo (20), a governadora Raquel Lyra (PSD) aproveitou o momento para alfinetar o prefeito do Recife João Campos (PSB) durante discurso. 

Como o Governo de Pernambuco investiu R$ 2,4 milhões no evento, a governadora teve espaço para discursar. Durante seu momento, Raquel Lyra declarou que o espaço não serviria como palanque político, mas sim como um momento para celebrar a cultura e história de Pernambuco. 

Sendo ainda mais específica para João Campos, Raquel ainda concluiu que não se celebra a cultura e a história "pelo Instagram, se faz com o pé no chão, na terra, em cima do cavalo, de mãos dadas com o nosso povo". 

Quase chegando nos três milhões de seguidores no Instagram e quase um milhão no Tiktok, João Campos ficou conhecido por ser um político com grande presença digital. Pouco antes das eleições, o político repercutiu nacionalmente por platinar ou "nevar" o cabelo no carnaval de 2024. A indireta de Raquel não teria melhor alvo na política pernambucana. 

Competição por aliados

Em certa competição de aliados, Raquel Lyra trouxe uma grande comitiva de deputados, ex-prefeitos e gestores atuais. No total, a governadora levou 13 prefeitos, alguns secretários e deputados aliados. 

João Campos estava acompanhado de Marília Arraes (Solidariedade), que deseja ser um dos nomes do primo para o Senado, o irmão Pedro Campos (PSB), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), e o ex-prefeito do Paulista e deputado estadual Júnior Matuto (PSB). Os prefeitos de Belmonte e Petrolândia também estavam ao lado do socialista. Em número, a ex-tucana venceu. 

Essa onda de competição por número de aliados também tem feito a governadora captar novos nomes para sua nova legenda. Desde sua chegada ao PSD, no começo de 2025, a sigla conseguiu 46 gestores além dos eleitos em 2024. O partido de João Campos perdeu oito prefeitos desde então. 

Apesar de serem quase adversários declarados, João Campos e Raquel Lyra mantiveram o tom de cordialidade de sempre e se cumprimentaram durante os festejos. Conhecidos por usarem estandartes de conciliação política, a briga entre os possíveis candidatos para 2026 tende a ficar nos bastidores e entrelinhas, pelo menos até as eleições.