Com trajes típicos, ambos João Campos e Raquel Lyra participaram da Missa do Vaqueiro no domingo (20). Agenda de possíveis adversários passou pelo sertão
por Cynara Maíra
Publicado em 21/07/2025, às 07h29 - Atualizado às 08h13
Em meio à disputa velada por protagonismo político rumo a 2026, João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD) estiveram na tradicional Missa do Vaqueiro, realizada em Serrita, no Sertão Central de Pernambuco.
Embora não tenham registrado encontro público no evento, a presença de ambos confirmou ainda mais a movimentação paralela dos dois principais nomes cotados para eleição estadual de 2026.
Tanto João quanto Raquel cumpriram compromissos pelo Sertão neste fim de semana.
No sábado (19), a governadora marcou presença na Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista, que pela primeira vez recebeu apoio direto do Governo de Pernambuco. Já no domingo, participou da Missa do Vaqueiro montada a cavalo, em meio aos vaqueiros que lotaram o Sítio Lajes, local da celebração.
“Estamos aqui para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, além do nosso mestre Luiz Gonzaga”, afirmou Raquel durante a cerimônia. Em 2025, o governo investiu R$ 2,4 milhões no evento por meio da Empetur, Secult e Fundarpe.
Enquanto isso, João Campos também realizou uma agenda no interior com participação da prima e possível candidata de sua chapa ao Senado, Marília Arraes (Solidariedade). O encontro incluiu passagens por Petrolândia, onde recebeu o título de cidadão petrolandense, e por Serra Talhada, onde visitou a Exposerra com a prefeita Márcia Conrado (PT).
Um nome próximo da governadora Raquel Lyra, Márcia Conrado tem se aproximado do socialista desde o início do ano.
A presença dos dois no mesmo evento expôs de forma simbólica o embate antecipado pelo eleitorado do interior.
Durante a Missa do Vaqueiro, João destacou o simbolismo do evento para o Sertão: “A Missa do Vaqueiro é uma manifestação cultural que se perpetua por décadas e que tem em seu foco uma bela homenagem a Raimundo Jacó. Viva a bravura do vaqueiro e viva o Sertão”. Além de Marília, João Campos também esteve acompanhado do irmão e deputado federal, Pedro Campos (PSB).
A governadora também reforçou o aparato estadual de segurança e saúde no evento em Serrita. Foram 432 lançamentos extras da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outras frentes da Secretaria de Defesa Social, além de uma Delegacia Móvel e ações de vigilância sanitária e atendimento de urgência.