Ato no Recife contou com a presença de Gilberto Kassab, reuniu prefeitos, vereadores e lideranças e ampliou a base do PSD no Estado
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 23/12/2025, às 07h59
PSD filiou prefeitos de Jaboatão, Camaragibe e Santa Cruz da Baixa Verde
Partido passou a reunir 75 prefeitos em Pernambuco
Vereadores do Recife deixaram base de João Campos e aderiram à governadora
Gilberto Kassab e Raquel Lyra destacaram fortalecimento da legenda
Encontro do Partido da Social Democracia (PSD) realizado no Recife, nesta segunda-feira (22), atualizou o quadro político em Pernambuco com a filiação de novos prefeitos e lideranças à legenda comandada no Estado pela governadora Raquel Lyra. Ao lado do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, a gestora assinou as fichas de filiação dos prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Diego Cabral (Camaragibe) e Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde).
Com as adesões, o PSD passou a reunir 75 prefeitos em Pernambuco. Também ingressaram na legenda o ex-chefe da Polícia Civil do Estado, delegado Renato Rocha Leite, e Lídia Brunes, liderança ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). No mesmo ato, os vereadores do Recife Flávia de Nadegi e Rubem Rodrigues, conhecido como Agora é Rubem, declararam apoio à governadora.
Durante o evento, Raquel Lyra agradeceu a presença de Kassab e a chegada dos novos filiados, destacando o fortalecimento da sigla no Estado. Ao comentar o momento político, a governadora afirmou que o encontro teve como foco a consolidação partidária. “Estamos construindo um partido forte, que não é um ajuntamento de gente, é gente com propósito. Um partido forte permite solidariedade entre nós, para construir um estado melhor para se viver”, disse.
Gilberto Kassab, por sua vez, ressaltou a importância da legenda para o projeto político em Pernambuco e elogiou a condução da gestão estadual. Ao discursar, destacou o papel do partido na sustentação de governos. “Todo projeto político precisa de um partido forte. Não há democracia consolidada sem uma base partidária estruturada e com liderança clara”, afirmou.
Kassab avaliou, ainda, que a relação da governadora com o presidente Lula é correta. “Em nenhum momento, mesmo tendo um candidato próprio, o que é muito possível que a gente tenha, nós vamos deixar de reconhecer a importância que terá na campanha de Raquel o seu reconhecimento à parceria com o governo Lula”, afirmou.
Ao formalizar a filiação ao PSD, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, explicou que a mudança representa uma reafirmação de apoio à governadora e às parcerias com o Executivo estadual. Segundo ele, o gesto tem caráter político e administrativo. “Precisávamos fazer um gesto para reafirmar nosso posicionamento ao lado da governadora Raquel Lyra e seguir trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.
A esposa de Mano, Andreia Medeiros está filiada no PSD. A primeira-dama do Berço da Pátria vai concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa no Partido Liberal. "Defendo que a mulher deve estar onde quiser e também a causa LGBT. Coisa que não teria liberdade para expressar no PL. Raquel nos dá voz e vez, nos respeita e nos dá valor", afirmou Andrea à época da filiação.
Já Diego Cabral, prefeito de Camaragibe, destacou ações do governo estadual no município como motivação para a decisão. Ele havia sido eleito pelo Republicanos, com apoio do prefeito do Recife. Ao justificar a filiação, afirmou que o movimento simboliza reconhecimento institucional. “Este não é apenas um ato partidário, é um gesto de gratidão pelo trabalho realizado em Camaragibe. Meu lugar é ao lado de quem tem compromisso com quem mais precisa”, afirmou.
Cabral também ressaltou a importância da Região Metropolitana no desenvolvimento do Estado. “Camaragibe faz parte da engrenagem que move Pernambuco. Não é uma ilha, é uma cidade estratégica”, disse.
Entre os apoios anunciados, a vereadora do Recife Flávia de Nadegi, eleita com apoio do prefeito João Campos destacou que a decisão marca uma definição política no cenário local. Ao falar sobre a mudança de posição, afirmou que o momento exige clareza.
“Eu acredito que a política é feita com diálogo, a política que é feita com compromisso, mas na política que é feita com escolha. E chega um momento na vida da gente, em que a gente precisa puxar a responsabilidade e dizer onde a gente está”, afirmou a filha da ex-prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi Queiroz, e irmã do deputado estadual João de Nadegi (PV),
Outro aliado deixa a base do prefeito recifense. Filiado ao PSB, Rubem Rodrigues, conhecido por Agora é Rubem, revelou o voto em Raquel Lyra nas eleições de 2022 e justificou o apoio à atual gestão estadual. “Estou subindo neste palanque porque entendo que o melhor para o Recife e para Pernambuco se chama Raquel Lyra”, afirmou.