Ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD) confirmou que disputará vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco nas eleições de 2026
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 12/11/2025, às 14h28
Ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio anuncia pré-candidatura a deputado estadual.
Ele comandou o município por dois mandatos e teve a maior votação da história local.
Já foi deputado estadual e presidiu frente parlamentar sobre drogas.
A decisão reforça articulação do PSD para as eleições de 2026.
Ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), anunciou nesta quarta-feira (12) que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nas eleições de 2026. A decisão marca a volta do ex-gestor à disputa estadual, após ter comandado a cidade por dois mandatos consecutivos.
Durante o período em que esteve à frente da Prefeitura de Olinda, Lupércio foi reeleito com 123.534 votos, o maior número já registrado na história do município. Entre as ações destacadas pela equipe estão a requalificação da Avenida Presidente Kennedy, a pavimentação de cerca de 500 ruas e a implantação da UPA Municipal no bairro de Rio Doce.
“Depois de conversar com Deus, com minha família e meu grupo político, decidi que vou ser candidato a deputado estadual. Quero ficar mais próximo dos pernambucanos, porque estar perto do povo é uma das minhas marcas na vida pública”, declarou o ex-prefeito.
Lupércio já exerceu mandato na Assembleia Legislativa entre 2015 e 2016, período em que presidiu a Frente Parlamentar de Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas. Sua atuação incluiu vistorias em unidades prisionais.
Ao reassumir o projeto de voltar ao Legislativo estadual, o ex-prefeito alegou que pretende retomar o diálogo com setores sociais e lideranças locais que o acompanharam nas duas gestões em Olinda.
A pré-candidatura de Lupércio ocorre em meio às movimentações do PSD em Pernambuco para fortalecer o partido nas disputas proporcionais. O ex-prefeito mantém diálogo com lideranças municipais que integraram sua base política e pretende consolidar apoios regionais nas próximas semanas, segundo informe divulgado ao site Jamildo.com.
Atualmente o PSD não tem parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na próxima janela partidária, em março, algumas trocas são consideradas, como as deputadas Débora Almeida, que deve deixar o PSDB; Socorro Pimentel, que pode estar de saída do União Brasil e Joãozinho Tenório, que deve fazer a troca do PRD.
Além deles, outros nomes articulam um assento na Casa, como o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão e o ex-prefeito de Flores, Marconi Santana.