Apesar de especulações de que Tarcísio conseguiria maior aderência contra Lula, levantamento mostra ligeira vantagem de Flávio. Lula lidera
por Cynara Maíra
Publicado em 14/01/2026, às 11h15
Liderança: Lula (PT) lidera todos os sete cenários de primeiro turno testados pela Genial/Quaest.
Adversário Principal: Flávio Bolsonaro (PL) é o nome mais forte da direita no cenário estimulado, com 23%.
Fator Tarcísio: O governador de SP tem 9% no cenário geral, mas sobe para 27% quando Flávio não está na disputa.
Outros Nomes: Ratinho Júnior, Zema e Caiado pontuam abaixo de dois dígitos. Renan Santos e Aldo Rebelo estreiam com até 2%.
Tendência: A vantagem de Lula no segundo turno contra Flávio encurtou levemente, caindo de 10 para 7 pontos.
O presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, é o que mostra a pesquisa Genial/Quaest desta quarta-feira (14). Segundo o levantamento, o petista fica com percentuais entre 35% e 40% nos cenários de primeiro turno.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) seria o principal adversário do presidente. No cenário mais amplo com todos os pré-candidatos listados, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro marca 23%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em terceiro lugar com 9%.
Os números alimentam a disputa interna no campo conservador. Partidos do Centrão avaliam Tarcísio como um nome com maior capacidade de diálogo com o mercado e o Congresso.
Apesar de alguns analistas avaliarem que Tarcísio teria mais chance de ir para além dos bolsonaristas, o clã Bolsonaro quer manter a candidatura dentro da família devido à inelegibilidade do ex-presidente.
No Cenário 3, sem o senador e sem outros governadores de direita como Ratinho Júnior e Zema, Tarcísio herda os votos desse grupo e salta para 27%. Lula marca 39% nesse mesmo contexto.
O levantamento testou a viabilidade de outros gestores estaduais. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), oscila entre 7% e 11% a depender da concorrência. Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) aparecem em patamares inferiores, entre 2% e 5%.
A pesquisa também incluiu pela primeira vez os nomes de Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (Democracia Cristã). Ambos pontuaram entre 1% e 2%. Renan será o entrevistado do PodJá- O Podcast do Jamildo no sábado (17).
O levantamento da Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 08 a 11 de janeiro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa tem 95% de nível de confiabilidade.