Lula visita Pernambuco para vistoriar transposição do São Francisco

A comitiva é liderada pelo ministro Waldez Góes. Em Salgueiro, Lula assina ordem de serviço para a ampliação da estação de bombeamento da transposição

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 22/05/2025, às 15h31 - Atualizado às 18h07

Lula vai a Salgueiro ver obra da transposição no meio da crise do INSS, que afetou aposentados rurais - Divulgação
Lula vai a Salgueiro ver obra da transposição no meio da crise do INSS, que afetou aposentados rurais - Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá visitar o estado de Pernambuco, com visitas técninas ao "Caminho das Águas", trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) que estará sob inspeção durante os meses de maio e junho, por comitiva liderada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

O percurso no Nordeste é tem como objetivo a realização de visitas técninas e a ampliação de bombeamento do Eixo Norte - impulsionada pelo Novo PAC.

Em Cabrobó (PE), a Estação de Bombeamento EBI-1  passará por uma duplicação, de dois para quatro conjuntos de motobombas. Já em Terra Nova (PE), próximo destino, será realizada uma visita técnica cnica à agricultura irrigada com as águas do PISF, junto à Barragem de Serra do Livramento.

Em seguida, a comitiva vai para Mauriti, no Ceará, onde foram nvestidos cerca de R$ 69 milhões, com destaque para os sistemas de abastecimento das comunidades rurais de Palestina e Anauá. Barbalha (CE) e Crato (CE) também recerberão visitas técnicas.

O município de Salgueiro recebe Lula, nesta quarta-feira (28), quando o presidente irá assinar a Ordem de Serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A intervenção ampliará a capacidade da estação e deve beneficiar 37 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Esta será a primeira visita do presidente ao município em seu terceiro mandato. 

O presidente Lula e sua comitiva encerram a primeira etapa da viagem com um sobrevoo sobre o Ramal do Salgado, a partir de Ipaumirim (CE).