Morte de Magdalena Arraes repercute entre a classe política de Pernambuco. Familiares e demais políticos lamentam falecimento
por Cynara Maíra
Publicado em 11/07/2024, às 10h19
Com o falecimento da ex-primeira-dama Magdalena Arraes nesta quinta-feira (11), diversos nomes da política pernambucana se pronunciaram para lamentar a morte da viúva do ex-governador Miguel Arraes.
Vó e bisavó de diversos representantes da política do estado. A família de Magdalena apresentou uma nota conjunta sobre o falecimento de Magdalena.
*Matéria em atualização
Neta da ex-primeira-dama, a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) apresentou uma nota de pesar às 09 horas.
No material, Marília cita que sua avó deixou este plano com "a certeza da missão cumprida". A política afirma que teve a honra de "ser sua neta por 40" dos 95 anos vividos por Magdalena.
"Agradeço a Deus pelos caminhos dela e de meu avô terem se cruzado e, com isso, meu pai e tios tiveram uma família unida e forte, em meio a tantas adversidades que atravessaram, com golpe militar, prisão, tantos anos de exílio, volta ao Brasil, vitórias e derrotas, altos e baixos", apontou a ex-deputada.
Marília aproveitou para citar a filha de mesmo nome ao dizer "um dia, minha Magdalena, tão pequena, vai entender a responsabilidade e o orgulho de carregar o nome da bisavó".
Ao fim do material, a política cita Miguel Arraes ao pedir "dá um beijo em vovô e diz que a luta de vocês [Magdalena e Miguel] a gente tá tocando em frente por aqui!".
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lamentou a morte da bisavó através de uma nota de pesar divulgada pelo gabinete de imprensa da Prefeitura do Recife.
No material, João afirma que "aperta o peito" se despedir de Magdalena e que "ela sempre foi um pilar de força em nossa família, uma mulher altiva, sensível e firme, sobretudo nos momentos mais difíceis".
O prefeito do Recife expressou eu desejo de que "Deus possa realizar o seu reencontro com o meu bisavô Miguel Arraes no céu".
O pré-candidato à Prefeitura de Olinda e também neto, Antonio Campos (PRTB) falou sobre o falecimento ao dizer que Magdalena era "uma grande mulher e avó, com quem compartilhei momentos importantes da minha vida".
Antonio cita que a ex-primeira-dama foi "uma das grandes admirações de minha vida e com quem convivi e muito aprendi", além de apontar a caridade de Magdalena "de forma silenciosa [...] sem bater o sino".
"Fica a saudade e o seu exemplo para as próximas gerações. Minha avó, descansa em paz, a senhora cumpriu a sua missão", pontua Antonio ao se despedir de Magdalena.
A deputada federal e irmã de Marília Arraes, Maria Arraes (Solidariedade), também emitiu uma nota de pesar com o falecimento da avó.
Após relembrar a trajetória de Magdalena, Maria cita a ex-primeira-dama como "uma mulher inspiradora, que dedicou sua vida à família e à educação". A deputada terminou o texto ao falar "vovó Mada vive em nós"!.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) falou em seu perfil no X, antigo Twitter, sobre o falecimento da ex-primeira-dama. Raquel prestou seus sentimentos para família e declarou que Magdalena era uma "mulher de fibra e ex-primeira-dama que dedicou sua vida ao nosso estado".
Pernambuco perdeu hoje Magdalena Arraes, mulher de fibra e ex-primeira dama que dedicou sua vida ao nosso estado. Sua força e dedicação serão eternamente lembradas. Meus sentimentos à família e a todos que sentem essa perda.
— Raquel Lyra (@raquellyra) July 11, 2024
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, apresentou uma nota de pesar em que afirma que a ex-primeira-dama era exemplo de sabedoria "mantendo a família coesa e firme durante o governo militar, prisão, exílio, anistia e retorno do ex-governador ao Palácio do Campo das Princesas".
" Reconhecida pela capacidade de agregar, Dona Magdalena deixa exemplo de força e generosidade. Que Deus possa confortar familiares e amigos", conclui Álvaro.
A senadora Teresa Leitão (PT) também lamentou a morte de Magdalena e expressou os sentimentos para toda família, com foco especial para João Campos e Marília Arraes.
Recebi a notícia da morte de Dona Magdalena Arraes, uma mulher que dedicou-se ao nosso estado, tendo sido primeira-dama por três vezes. Meus sentimentos aos familiares, especialmente em nome de @JoaoCampos e @MariliaArraes, e amigos. Que encontrem conforto neste momento de dor.
— Teresa Leitão ⭐ Senadora (@teresaleitao_) July 11, 2024
O senador Fernando Dueire (MDB) também se pronunciou sobre o falecimento de Magdalena. Em sua nota de pesar, o senador afirma que a ex-primeira-dama "foi a resistente e dedicada companheira de vida do ex-governador Miguel Arraes".
Fernando também desejou que a "sua passagem em direção à luz seja tranquila e em paz, cercada pelos seus reconhecidos merecimentos". O senador prestou os sentimentos para família.
Magdalena morreu aos 95 anos de causas naturais. A viúva de Miguel Arraes já estava em cuidados paliativos e sofria de Alzheimer. A ex-primeira-dama de Pernambuco faleceu em casa na madrugada desta quinta-feira (11).
Leia também
@blogdojamildo