Eleições 2024: Irmão acusa Túlio Gadelha de sabotar sua candidatura a vereador

Diretório da REDE no Recife quer punir médico Ricardo Gadelha, irmão mais velho de Tulio Gadelha

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 11/07/2024, às 06h43

Ricardo Gadelha, com Dani Portela e Alice - Divulgação
Ricardo Gadelha, com Dani Portela e Alice - Divulgação

Com alarde, o médico Ricardo Gadelha (REDE), irmão do deputado federal Túlio Gadelha (REDE), teceu pesadas críticas contra o irmão mais famoso. O médico fez várias declarações para a Folha de Pernambuco.

Uma decisão do diretório da REDE no Recife puniu Ricardo, por suposta infidelidade partidária, alegando que o médico apoiou publicamente Dani Portela (PSOL)para prefeita.

O deputado Túlio Gadelha ainda tenta se viabilizar como candidato, na federação PSOL/REDE.

Ricardo disse ser uma “aberração jurídica” a decisão do diretório da REDE no Recife de impedir a sua pré-candidatura.

“Foi literalmente uma tentativa de golpe, uma aberração jurídica. É a tentativa de tratorar uma candidatura legítima. Não gostaram da movimentação de apoio à candidatura de Dani Portela (Psol) que inclusive foi referendada pela Federação Rede-Psol. Foi definido em reunião que os nomes serão Dani Portela e Alice Gabino (Rede). Durante minha pré-candidatura, fiz defesa da decisão da federação. Eu e Alice fomos extremamente fiéis a isso”, declarou o irmão de Túlio.

Ricardo lançou sua pré-candidatura a vereador da capital no último dia 30 de junho.

O médico disse que o diretório da REDE no Recife seria dominado por comissionados de Túlio e que supostamente o irmão estaria por trás do veto a sua candidatura.

"A maioria é composta, literalmente, por funcionários e assessores do deputado federal (Túlio Gadêlha), ou seja, tudo o que eles fazem é orquestrado pelo deputado, a verdade é essa”, revelou.

Ricardo Gadelha acusou publicamente o irmão Túlio de já ter, no passado, inviabilizado outras candidaturas suas, a vereador em 2020 e a deputado estadual em 2022.

"Não quis expor essa situação à época, escolhi preservar o nome do deputado por ser meu irmão, para não causar mal estar na família. Na cabeça do deputado, ele é o único da família que pode ser político. Só ele pode brilhar. Agora não vou me calar diante de uma aberração dessas", revelou Ricardo.

Ricardo acusa Túlio de não apoiar suas pretensões políticas.

"Desde 2020, quando Túlio não ofereceu nenhum tipo de apoio ao próprio irmão, toda a família diz: Túlio, apoie o seu irmão, o que ele lhe fez? Túlio, como irmão mais novo, me viu fazendo política desde o movimento estudantil", desabafou.

Ricardo Gadelha disse que irá recorrer ao diretório nacional da REDE para manter sua candidatura.

A pré-candidata Dani Portela (PSOL) que disputa o espaço de ser candidata pela federação com Túlio, se solidarizou com o médico, dizendo ser uma "injustiça" e acusando de "violência política".

"Na condição de presidenta da Federação PSOL-REDE Recife, recebi com estranheza essa noticia! Reforço publicamente nosso compromisso com a democracia interna da federação e podem ter certeza que levarei a questão para debate nas devidas instâncias assim que possível", disse Luiza Carolina, presidente da federação no Recife.

Leia a mensagem de Dani Portela sobre a treta entre os irmãos:

Ao prestar solidariedade para Ricardo Gadêlha, Dani Portela cita que: "Quando aprovaram a criação da Federação, Rede e PSOL concordaram na atuação conjunta, como um único partido, em todas as instâncias federativas até as eleições de 2026. Esse entendimento é indiscutível.". 

Veja na íntegra o pronunciamento da pré-candidata à Prefeitura do Recife: 

@blogdojamildo