João Campos vai homenagear Antônio Figueira no novo Hospital da Criança

O ex-secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, morreu aos 63 anos em dezembro do ano passado, após tratamento contra um câncer

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 25/06/2024, às 16h08

Foto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em visita às obras do novo Hospital da Criança - Foto: Divulgação / PCR
Foto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em visita às obras do novo Hospital da Criança - Foto: Divulgação / PCR

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), oficializou a homenagem prometida à família do ex-secretário de saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, que faleceu no ano passado após tratamento de um câncer na cabeça.

O gestor assinou a Lei Municipal n.º 19.244, de 19 de junho de 2024, que denomina o novo Hospital da Criança de Hospital da Criança — Antônio Carlos Figueira, em homenagem ao médico

Na nota de pesar publicada pelo prefeito em suas redes sociais no dia do falecimento do pediatra, João Campos destacou: “Como um singelo gesto, enviarei um projeto de lei para denominar a maior obra da saúde da nossa cidade com o nome de Antônio Carlos Figueira, que, por formação e missão de vida escolheu cuidar das pessoas e das crianças (como pediatra). Nosso hospital da criança levará seu nome.”

Sobre Antônio Carlos Figueira

Foto do ex-secretário de saúde do Estado, Antônio Carlos Figueira
Foto do ex-secretário de saúde do Estado, Antônio Carlos Figueira - Foto: Roberto Soares / Alepe

Natural do Recife, Antônio Figueira formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e teve grande protagonismo na área da saúde do estado. Pela Escola Nacional de Saúde (ENSP), se especializou em administração hospitalar.

Antônio era filho do Professor Fernando Figueira, fundador do IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira)onde atuou como presidente. Na saúde pública foi secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco entre 1996 e 1998.

No segundo mandato de Eduardo Campos, o médico ficou a frente da Secretaria de Saúde de Pernambuco de 2011 a 2014. Em 2015, o então governador Paulo Câmara o nomeou secretário-chefe da Casa Civil.

Figueira deixou a gestão pública após dez anos ininterruptos de serviços prestados ao governo de Pernambuco.

Novo Hospital da Criança do Recife

Foto externa das obras do novo Hospital da Criança, na Av. Recife
Foto externa das obras do novo Hospital da Criança, na Av. Recife - Foto: Divulgação / PCR

O novo Hospital da Criança do Recife é mais uma unidade de saúde feita pela prefeitura do Recife voltada ao atendimento especializado em cuidados pediátricos de média complexidade.

A unidade ficará localizada no bairro de Areias, na Avenida Recife, onde está sendo construído em um terreno de 12 mil m². As obras estão previstas para serem concluídas até dezembro de 2024.

O investimento total é de R$ 116 milhões com recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura do Recife, com capacidade para realizar mensalmente 8.860 procedimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias de pequeno porte.

No total, são 60 leitos, 50 destinados à enfermaria e 10 à terapia intensiva (UTI).

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.