Com Bolsonaro inelegível e debates sobre as condições de Lula, pesquisa Paraná mostra possível embate direto pela Presidência e possíveis substitutos
por Cynara Maíra
Publicado em 13/01/2025, às 09h01
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (13) um levantamento sobre a disputa presidencial de 2026. Com diversas possibilidades de candidatos para participarem do pleito, a pesquisa apresentou nove cenários de primeiro turno para os eleitores.
Como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível e algumas pessoas questionam a idade do presidente Lula (PT) para tentar um quarto mandato na Presidência do Brasil, o levantamento trouxe um cenário com o embate direto entre os candidatos como também disputas isoladas com possíveis sucessores.
Nos dois cenários no qual Lula e Bolsonaro concorreriam à Presidência simultaneamente, os candidatos empatam na margem de erro.
Enquanto Lula tem 0,1% de vantagem contra Bolsonaro em um cenário que inclui Pablo Marçal (PRTB), Bolsonaro fica 2,9 pontos na frente de Lula no pleito que inclui apenas Ciro Gomes (PDT), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Helder Barbado (MDB).
Esse índice demonstra que Marçal capitaria parte dos eleitores de Bolsonaro, com uma diferença de pouco mais de três pontos. Mesmo assim, Bolsonaro aparece em quase mesmo nível com Lula.
Veja esses dois cenários com Bolsonaro e Lula:
O diferencial desse cenário para o seguinte é a presença do ex-coach Pablo Marçal.
Cenário sem Pablo Marçal.
Com Bolsonaro efetivamente impossibilitado de concorrer as eleições por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o levantamento também montou possibilidades entre o presidente Lula e nomes cotados para suceder Bolsonaro na liderança da direita.
A Paraná Pesquisas utilizou três nomes da direita para disputar com Lula no lugar de Bolsonaro:
Em todos os cenários, Lula leva vantagem, mas o melhor resultado fica com Tarcísio. Apesar disso, a distância é de pouco menos de cinco pontos entre os candidatos e no cenário com Michelle, Pablo Marçal foi incluso, o que poderia ter tirado votos da ex-primeira-dama.
O pior desempenho é de Ratinho Júnior, que é o único entre os possíveis sucessores que fica na terceira posição, atrás de Ciro Gomes.
Com várias pessoas questionando a possibilidade do presidente Lula tentar uma reeleição e quarto mandato com 81 anos, a pesquisa também produziu cenários que a disputa seria entre possíveis sucessores de Bolsonaro e de Lula.
Os escolhidos como sucessores pela pesquisa foram:
Nenhum dos nomes citados apresentou vantagens contra possíveis sucessores de Bolsonaro ou até Ciro Gomes, que ficou em quarta posição na última eleição presidencial. Os melhores resultados são de Haddad, que ainda fica em terceiro lugar.
O pior número é do ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Camilo Santana, que ficou abaixo dos 7%.
O levantamento entrevistou 2018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Leia também
@blogdojamildo