No PodJá, Thiago Medina avalia candidatura à deputado federal: “se não for a gente, outra pessoa ocupa”

Vereador mais jovem do Recife, Medina, de 22 anos, falou ao PodJá sobre perspectivas eleitorais, apoio a Bolsonaro e tarifaço de Trump contra o Brasil

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 16/08/2025, às 11h34

Thiago Medina foi o entrevistado deste sábado no PodJá - Câmara do Recife
Thiago Medina foi o entrevistado deste sábado no PodJá - Câmara do Recife

O vereador do Recife Thiago Medina (PL), de 22 anos, discutiu os próximos passos de sua carreira política em entrevista ao PodJá – o podcast de Jamildo desta semana. O episódio ao ar neste sábado (16), às 14h. Eleito em 2024 com 10.540 votos, Medina ganhou destaque nacional ainda antes de conquistar o mandato, quando criticou a presença de material partidário na Unicap, episódio que repercutiu em diversos veículos jornalísticos.

Com forte presença nas redes sociais, o parlamentar destaca como representante da geração Z conservadora e vem sendo apontado por apoiadores como possível candidato a deputado já em 2026.

Ao ser questionado sobre qual cargo pretende disputar nas Eleições 2026, Medina afirmou que o desejo é concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas ponderou que a decisão final ainda não foi tomada. “A minha vontade é ser deputado federal. Quando eu vou para algum lugar, a pessoa pergunta: ‘Ei, você é deputado federal?’. Eu falo: ‘Nós vamos estar trabalhando para isso, mas vamos ver. A gente só sabe ano que vem mesmo’”, disse.

O vereador ressaltou que não considera o movimento precipitado, apesar da pouca idade. Segundo ele, disputar cargos faz parte de um processo de ocupação de espaços políticos. “Eu acho que não é pressa, sabe? É porque a gente tem que ocupar os espaços. Quando eu pensei em me candidatar a vereador, falava a mesma coisa, né? Porque diziam: ‘Tá com 21 anos ainda, tá muito novo, se forma, faz um mestrado, vai trabalhar e depois vira vereador’. Só que o espaço nunca vai ficar vazio. Então, se não é a gente que ocupa, outra pessoa vai ocupar”, afirmou.

Vereador Thiago Medina, no PodJá

Medina destacou que já sente apoio de parte do eleitorado pernambucano para uma candidatura em 2026. “Eu entendo que tem um espaço para ser ocupado na Câmara Federal, como deputado federal aqui por Pernambuco. E por que não ano que vem, né? Algumas pessoas aqui de Pernambuco e do Recife já pedem: ‘Vai ser candidato ano que vem? Se for candidato eu voto em você’. Então vamos ver, estamos trabalhando para isso. Não tem martelo batido”, declarou.

Bolsonaro inelegível e candidato da direita

Durante a entrevista com o editor do site Jamildo Melo, Medina também foi provocado a comentar sobre possíveis nomes da direita para disputar a Presidência da República em 2026, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) e das movimentações de governadores como Tarcísio de Freitas (SP), Ratinho Júnior (PR), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO).

Medina, no entanto, disse não ter dúvidas sobre seu posicionamento. “A gente tem três opções para candidato até se provar o contrário. É Jair, o segundo é Messias, o terceiro é Bolsonaro. São os nossos candidatos ou, no ano que vem, quem ele indicar”, afirmou.

Para o vereador, Jair Bolsonaro segue sendo a principal liderança política da direita. “Ele ainda fala que é candidato. Então, o meu candidato até ano que vem, até se provar o contrário, ainda é Jair Messias Bolsonaro. Mas, se acontecer alguma coisa, quem ele indicar, a gente vai fazer campanha para tirar esse desgoverno, esse descoordenado do poder”, disse.

Tarifaço de Trump ao Brasil

O apresentador Jamildo Melo questionou Thiago Medina sobre o tarifaço de Donald Trump ao Brasil em 50% para algumas mercadorias. Na pergunta, o jornalista questionou se fosse Cuba implantando essas taxas.

Em sua fala, Medina defendeu Eduardo Bolsonaro, que está licenciado do mandato de deputado federal e estaria nos Estados Unidos articulando as taxas contra o próprio país. "Querem dizer que é culpa de Eduardo Bolsonaro. Estão tentando mudar a narrativa. A culpa [do tarifaço] é do governo Lula e dos desmandos do STF", defendeu.

Entrevista completa no PodJá

O vereador Thiago Medina é o 34º entrevistado pelo jornalista Jamildo Melo no Podcast PodJá, disponível no YouTube e no Spotify. Confira esses e outros assuntos da política estadual e nacional, a partir das 14h deste sábado (16).