Mirella Almeida nomeia 125 profissionais aprovados em concurso em saúde, patrimônio e obras

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), nomeou 178 profissionais efetivos de diferentes áreas nos últimos cinco dias.

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 19/03/2025, às 13h03 - Atualizado às 13h50

Prefeita de Olinda nomeou os profissionais nesta quarta-feira (20) - Foto: Arquimedes Santos
Prefeita de Olinda nomeou os profissionais nesta quarta-feira (20) - Foto: Arquimedes Santos

Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (19), a nomeação de 125 novos profissionais aprovados em concurso público na cidade de Olinda. O chamado foi para as áreas de saúde, patrimônio e obras. 

A prefeita Mirella Almeida (PSD) já havia nomeado 53 professores na última sexta-feira (14), somando 178 novos efetivos. "Eles vão fortalecer a nossa equipe e garantir um serviço público ainda mais eficiente para Olinda", afirmou a prefeita. 

A Prefeitura de Olinda também disponibilizou um novo edital para contratação temporária de 600 auxiliares de educação, com carga de 40 horas semanais. As inscrições vão até esta quinta-feira (20), através do link dteolinda.com.br.

  • 400 vagas são de Auxiliar de Desenvolvimento dos Estudantes com Deficiência e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento (ADEDTGD) e 200 para Auxiliar do Desenvolvimento Infantil (ADI).

Câmara de Olinda barra projeto de transparência de gastos com cultura 

O Projeto de Lei nº 06/2025 da vereadora Eugênia Lima (PT) - que buscava aumentar a transparência nos gastos públicos com cultura, detalhando pagamentos a fornecedores e atrações contratadas para eventos municipais - foi rejeitado pela Câmara de Vereadores de Olinda por orientação da liderança do governo. 

O projeto previa a criação do Relatório de Pagamentos de Shows e Eventos e foi derrotado por 15 votos contrários e apenas o da autora como favorável.

A justificativa dos que votaram contra foi de que já haveria uma lei que prevê o estabelecimento de prazos específicos para prestação de contas, a Lei do Carnaval (nº 5306/2001). Eugênia, porém, afirmou que a proposta visava abranger todos os eventos culturais, não apenas o Carnaval.

"Infelizmente, perdemos uma grande oportunidade de garantir mais transparência e dignidade aos fazedores de cultura de Olinda. Esse projeto permitiria que a população tivesse acesso claro aos gastos com eventos", declarou a vereadora Eugênia Lima. 

Além dos parlamentares, artistas e profissionais da cultura de Olinda estavam presentes na galeria do plenário.