As Orquestras das Pás e Super Oara abrilhantam a festa que será restrita para diretores, beneméritos, associados e convidados do Clube das Pas
por Ana Luiza Melo
Publicado em 19/03/2025, às 11h22 - Atualizado às 12h25
O Clube Carnavalesco Misto das Pás, o mais antigo clube de frevo em funcionamento no Brasil, comemora hoje 137 anos de existência. A celebração especial é voltada para diretores, beneméritos, associados e convidados. O evento restrito acontece na sede do clube, a partir das 20h, e contará com uma programação musical que inclui a tradicional Orquestra das Pás e a banda Super Oara.
Para Álvaro Melo, diretor social do Clube das Pás, a data reforça a importância da trajetória da instituição. “É uma data singular. O Clube das Pás faz 137 anos de existência, de resistência e de luta, defendendo a bandeira do carnaval, da cultura e do frevo". Segundo Álvaro, a noite será um grande baile. "Para assim ficar mais uma vez marcada a passagem dessa data tão marcante para o clube de carnaval mais antigo em funcionamento do Brasil”, afirmou.
O presidente do Clube das Pás, Rinaldo Lima, destaca o crescimento da agremiação nos últimos anos. “Quando assumimos a gestão das Pás, o clube estava na série de acesso, como se fosse a segunda divisão do carnaval recifense. Porém, já no ano seguinte, em 2016, o Clube das Pás subiu para a primeira divisão, que é a Série Especial, sendo campeão por seis anos contínuos. Inclusive, fomos campeões do Carnaval deste ano. Por isso, temos muito a comemorar”, ressaltou.
A cerimônia também contará com homenagens a personalidades de diversas áreas, entre elas Ingrid Zanella, presidente da OAB-PE; Schamkypu Bezerra, vice-presidente da OAB-PE; e Milu Megale, secretária de Cultura do Recife.
Também serão reconhecidos comunicadores como Fernando Rêgo Barros (TV Tribuna), Evenilson Santana (TV Guararapes), Jurema Fox (TV Jornal), Waleska Andrade (TV Nova), Patrícia Breda (Rádio Folha), Marjorye Cavalcanti (TV Globo), Jamildo Melo (Blog de Jamildo) e Paula Losada (Diário de Pernambuco).
Ao longo de seus 137 anos, o Clube das Pás se consolidou como um dos espaços mais tradicionais da cena cultural pernambucana. A casa já recebeu nomes de destaque da música brasileira, como Roberta Miranda, Arlindo Cruz, The Fevers, Reginaldo Rossi, Beto Barbosa, Trio Irakitan, Agnaldo Timóteo, Gilliard, Adilson Ramos, entre outros.
Além da preservação de sua história, o clube também comemora seu heptacampeonato no Carnaval recifense, reafirmando sua relevância no cenário cultural local.