Lula no Galo da Madrugada: presidente fica entre João Campos e Raquel Lyra no sábado de Carnaval do Recife

João Campos, Raquel Lyra, Lula, os 4 candidatos ao Senado na possível chapa do PSB e outras lideranças políticas estão no Camarote do Galo da Madrugada

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 14/02/2026, às 11h18 - Atualizado às 11h59

Com roupas carnavalescas sorriem Raquel Lyra, Lula e João Campos. Ao fundo Maria Arraes e Luciana Santos
João Campos e Raquel Lyra estão entre o presidente Lula no camarote do Galo da Madrugada - Reprodução TV Globo

O presidente Lula (PT) participa do desfile do Galo da Madrugada pela primeira vez no exercício do mandato, ocupando camarote com João Campos e Raquel Lyra.

O prefeito João Campos (PSB) chegou cedo com pré-candidatos ao Senado, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) destacou o efetivo de 5 mil lançamentos de segurança.

O cenário político em Pernambuco segue em disputa, com Raquel pleiteando a neutralidade de Lula e o PSB exigindo apoio único para a reeleição municipal.

Miguel Coelho reafirmou que sua pré-candidatura ao Senado é irreversível após especulações sobre acordos com o governo estadual.

A agenda presidencial continua em Salvador ainda neste sábado (14) e segue para o Rio de Janeiro no domingo (15).

Após especulações e rumores sobre articulações políticas, o presidente Lula (PT) iniciou sua participação no Galo da Madrugada neste sábado (14). 

Lula chegou ao desfile no Recife, por volta das 10h deste sábado (14) com a primeira-dama, Janja da Silva para o camarote oficial  nas imediações da Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José.

O espaço concentra as principais lideranças políticas de Pernambuco, como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD).

Essa é a primeira vez que um presidente em exercício acompanha o desfile do bloco. Lula já compareceu ao maior bloco do mundo, segundo o Guiness Book, 26 anos atrás, antes de virar presidente.

Recife é a primeira parada do petista em uma tour carnavalesca, que inclui passagens por Salvador e Rio de Janeiro.

O camarote oficial também já marca as disputas eleitorais de 2026. Principalmente sobre o apoio de Lula na  corrida pelo Governo de Pernambuco. Em reprodução ao vivo, o presidente estava entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos, em um simbolismo da conjuntura atual do petista no estado. 

A agenda de Lula no Recife atende a um convite de João Campos, mas ocorre sob pressão por um palanque duplo no estado.

No começo de fevereiro,  Raquel Lyra teria se reunido com o presidente no Palácio do Planalto para oferecer apoio à reeleição do petista em troca de neutralidade na disputa pelo governo estadual. O PSB cobra exclusividade no apoio à candidatura do atual prefeito da capital.

João Campos chegou ao tradicional café da manhã do bloco às 07h40. Ele estava com os pré-candidatos ao Senado que disputam uma vaga na sua chapa, Marília Arraes (Solidariedade) e Miguel Coelho (União Brasil), além do vice-prefeito Victor Marques e dos deputados federais Maria Arraes e Pedro Campos.

Tabata Amaral, João Campos, Lula e Renata Campos sorriem. Todos usam roupas carnavalescas
Lula posou para foto com Renata Campos, Tabata Amaral e João Campos no Camarote do Galo da Madrugada - Rodolfo Lupert

O senador Humberto Costa (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também acompanharam a comitiva municipal. Outro dos nomes na possível chapa de João ao Senado, O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), chegou ao evento por volta das 10h.

Raquel Lyra chegou ao Forte das Cinco Pontas por volta das 08h40. A gestora usava uma roupa estilizada com a bandeira de Pernambuco e estava com a vice-governadora, Priscila Krause (PSD).

Raquel Lyra aponta para bandeira de Pernambuco pequena que Janja segura. Lula e João Campos sorriem. Ao fundo multidão embaixo. Todos usam roupas carnavalescas
Lula e Janja estão entre João Campos e Raquel Lyra no Galo da Madrugada - Miva Filho/Secom

A comitiva estadual contou com o senador Fernando Dueire e os deputados federais Lula da Fonte e Mendonça Filho. Mantendo o foco em falar sobre a segurança durante os festejos, a governadora destacou que a SDS mobilizou mais de 5 mil lançamentos de agentes de segurança para garantir a tranquilidade dos foliões.

Após o desfile no Recife, o presidente viaja para Salvador para acompanhar o bloco Trio da Cultura, da ministra Margareth Menezes. No domingo (15), Lula assiste ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Rio de Janeiro, que homenageará sua trajetória política na Sapucaí.