Em vídeo, João Campos dá a entender "passagem de bastão" para Victor Marques próximo de possível renúncia

Em vídeo nas redes sociais, João Campos cita que Victor Marques precisaria começar no frevo também, enquanto vice dá um sorriso

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 14/02/2026, às 07h58 - Atualizado às 08h32

Com roupas coloridas estão Janja, Victor Marques, um homem idoso branco, uma mulher branca loira de meia idade e um homem de meia idade com cabelo escuro. João Campos usa camiseta social. Ao fundo luzes e palco colorido
João Campos e Victor Marques acompanharam Janja no Carnaval do Recife - Edson Holanda/PCR

Prefeito João Campos (PSB) dá sinais de que este será seu último Carnaval à frente do Recife, em meio à expectativa de renúncia até 4 de abril.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Campos aparece dançando frevo com a primeira-dama Janja da Silva e o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB).

O gesto reforça o tom de despedida já adotado em declarações recentes sobre o Carnaval.

A movimentação indica que João Campos deve deixar o cargo para disputar o Governo de Pernambuco contra a governadora Raquel Lyra (PSD).

Desde o início do segundo mandato, Campos vem fortalecendo a imagem do vice, que assumiria a gestão municipal em caso de renúncia.

Victor Marques recebeu responsabilidades estratégicas, como a Secretaria de Infraestrutura e o projeto do centro multimodal da Aena no Aeroporto dos Guararapes.

A escolha de Victor como vice em 2024 foi marcada por disputas internas, diante da possibilidade de ele suceder João na Prefeitura.

Engenheiro civil, Victor já trabalhou no Porto do Recife, na administração de Fernando de Noronha e como assessor do ex-governador Paulo Câmara.

Menos de dois meses antes do prazo para que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), renuncie ao cargo no Executivo da cidade para disputar um cargo majoritário, o socialista já deu alguns sinais de que esse será seu último Carnaval na liderança do Recife

Após dizer que faz o Carnaval do Recife com o "ânimo da primeira vez e a emoção da última" e adotar um tom de quase despedida dos festejos, João Campos publicou um vídeo com a primeira-dama nacional, Janja da Silva, e seu vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB). 

No material, João Campos dança frevo com Janja e afirma que Victor Marques precisaria aprender a dançar frevo também. Após a fala, Victor dá um sorriso e um olhar expressivo para câmera. 

Apesar de não citar explicitamente, tudo indica que antes de 4 de abril João Campos renuncie ao cargo de prefeito para disputar o Governo de Pernambuco contra a governadora Raquel Lyra (PSD).

Com essa possibilidade desde a eleição de 2024, João buscou dar maior destaque ao vice ao longo do primeiro ano do segundo mandato. Concedeu a Secretaria de Infraestrutura da capital, seu fotógrafo pessoal e o projeto do centro multimodal da Aena do Aeroporto, para tentar dar capital político ao vice menos conhecido e que deve substituí-lo na PCR. 

A escolha do candidato a vice de João Campos na eleição de 2024 foi alvo de grandes disputas justamente pela possibilidade de que o nome poderia assumir a Prefeitura em uma eventual candidatura de Campos para o Governo de Pernambuco.

Apesar dos interesses de petistas, João preferiu colocar um nome pessoal, um amigo com trajetória fora dos holofotes como seu chefe de gabinete na Câmara Federal. Victor é engenheiro civil e já passou pelo Porto do Recife e da Administração de Fernando de Noronha, além de ter sido assessor do ex-governador Paulo Câmara durante sua gestão.