Durante coletiva para divulgar novidades do Carnaval do Recife em 2026, João Campos chegou a afirmar que nunca se sabe quando será o último dos eventos
por Cynara Maíra
Publicado em 23/01/2026, às 09h40 - Atualizado às 10h31
O Discurso: João Campos apresentou o Carnaval 2026 com tom de despedida e disse que trabalha com a "emoção da última vez".
A Política: O prefeito lidera as pesquisas para o Governo de Pernambuco e articula alianças com o PT.
O Aliado: Flávio Gadelha afirmou ao podcast PodJá que a candidatura de Campos é irreversível e tem a simpatia de Lula.
A Festa: O Carnaval terá novos polos no Centro e praça de alimentação ampliada. A expectativa de movimentação econômica é de R$ 2,7 bilhões.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), apresentou a programação do Carnaval de 2026 na quinta-feira (22).
Durante o evento no Museu Paço do Frevo, o gestor evitou confirmar a candidatura ao Governo de Pernambuco, mas adotou um discurso de despedida ao comentar a organização da festa.
Campos afirmou que realiza suas ações com o "ânimo da primeira vez e a emoção da última". O prefeito citou um conselho da mãe, ex-primeira-dama Renata Campos, sobre a necessidade de "estar em dia com a vida" para justificar o empenho na organização da folia e usou referências musicais para ilustrar o momento.
"Ruim é chegar de uma caminhada, olhar pra trás e dizer: eu poderia ter feito mais, me dedicado mais, ter ouvido mais, como diz aquela música do Titãs", declarou.
O socialista articula uma candidatura ao governo estadual nos bastidores. João Campos lidera as pesquisas de intenção de voto para o governo estadual e precisará renunciar ao cargo até abril, caso queira disputar contra a governadora Raquel Lyra (PSD).
A candidatura de João Campos é certeza entre aliados. O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PSB), afirmou que João Campos "não vai poder dar esse passo pra trás". A declaração ocorreu em entrevista ao "PodJá", podcast do Jamildo.com, que vai ao ar neste sábado (24), às 14h.
Gadelha falou sobre a popularidade do prefeito em cidades da Mata Norte e Mata Sul. Segundo ele, o PT caminhará junto com o PSB na disputa estadual, apesar de divergências pontuais.
"João Paulo não fala pelo PT. Quem fala pelo PT em Pernambuco são outras pessoas, são os senadores. E o Presidente da República. E com certeza, o coração dele [Lula] é João Campos", disse Gadelha ao PodJá em relação às polêmicas sobre o posicionamento do PT na eleição estadual de Pernambuco.
O prefeito destacou as novidades para a folia deste ano. A estrutura no Centro do Recife contará com novas áreas e uma praça de alimentação ampliada. A gestão promete novos polos e a inclusão de diferentes linguagens artísticas.
"O Carnaval do Recife não pertence a um governo, a uma gestão, a um prefeito. É um Carnaval gigante", afirmou Campos.
A estimativa oficial aponta para um impacto econômico de R$ 2,7 bilhões na cidade durante o período festivo. O evento ocorrerá em fevereiro.