Após conversa com Carlos Veras, prefeito do Recife afirma manter diálogo frequente com o PT e diz não ver tensão na relação com Lula e a legenda
por Cynara Maíra
Publicado em 22/01/2026, às 14h33
João Campos relata conversa positiva com Carlos Veras
Declaração ocorreu após evento de lançamento do Carnaval do Recife
Prefeito minimiza impacto de fala sobre três palanques para Lula
Campos diz manter diálogo regular com a direção nacional do PT
Prefeito do Recife João Campos (PSB) afirmou ter mantido uma conversa considerada positiva com o presidente estadual do PT e deputado federal Carlos Veras, na quarta-feira (21), e disse ver com tranquilidade a relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a legenda petista.
A declaração foi dada em conversa com a imprensa após a apresentação da programação oficial do Carnaval do Recife, realizada no Paço do Frevo, no Centro da cidade, na manhã desta quinta-feira (22).
Segundo João Campos, o diálogo com Veras abordou temas da conjuntura política local e nacional, além de alianças partidárias. “Foi muito boa a conversa com Veras. Nós fomos deputados juntos e temos uma relação próxima desde a Câmara. Falamos sobre política, Pernambuco, Brasil e alianças em outros estados. Sempre é uma conversa produtiva”, afirmou.
Questionado sobre eventual cobrança de apoio formal do PT a uma possível candidatura ao Governo de Pernambuco, o prefeito evitou antecipar cenários e disse não haver tensão na relação com o partido.
O comentário ocorre após declarações do deputado estadual João Paulo (PT), que defendeu a formação de três palanques em Pernambuco para apoiar Lula nas eleições estaduais, envolvendo João Campos, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL). A posição gerou especulações sobre o alinhamento do PT no estado.
Pré-candidato ao Estado, mas ainda sem comentar abertamente sobre a candidatura, João Campos afirmou que mantém interlocução frequente com a direção nacional do partido e destacou a relação com o presidente nacional da sigla, Edinho Silva. “Tenho muita tranquilidade na relação com o presidente Lula, com o PT e com suas direções em todas as instâncias. Existe um caminho natural de diálogo entre a Frente Popular e o PT”, disse.
O prefeito acrescentou que as conversas com a cúpula petista ocorrem de forma regular e envolvem articulações em diferentes estados. “Falamos semanalmente sobre projetos e parcerias. Esse diálogo é constante e segue de forma positiva, inclusive em Pernambuco”, concluiu.