Levantamento aponta que Lula e Bolsonaro empatam na margem de erro em cenário para eleição presidencial de 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 13/11/2024, às 08h23
Na terça-feira (12), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou um levantamento em parceria com a MDA Pesquisa. A análise busca observar a opinião da população brasileira sobre a situação do país em diversos âmbitos, principalmente nas áreas de política e economia.
Dentre os cenários avaliados pela pesquisa, está a opinião dos eleitores sobre a disputa pela Presidência da República em 2026.
Na possibilidade de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja elegível novamente, a pesquisa demonstra um empate técnico entre Bolsonaro e o presidente Lula (PT).
Nesse cenário, Lula lidera numericamente, mas Bolsonaro fica apenas três pontos abaixo do presidente. Com a margem de erro de 2,2 pontos, os políticos ficam empatados.
Enquanto Luiz Inácio tem 35,2% do eleitorado, o ex-presidente fica com 32,2%. Além dos dois políticos, o levantamento também insere neste cenário o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), a ministra do Orçamento, Simone Tebet (MDB) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT).
Esses demais candidatos ficam abaixo dos 10%. Confira todos os índices dessa possibilidade de disputa:
Com Bolsonaro inelegível por oito anos, o levantamento também avaliou os cenários no qual o ex-presidente não participe da disputa.
A segunda possibilidade acrescenta a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), enquanto o terceiro cenário insere o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Os resultados demonstram uma maior vantagem para Lula em ambas as situações. Apesar disso, os números demonstram que Michelle tem melhores índices que Tarcísio de Freitas, que acaba em desvantagem contra Marçal.
A pesquisa entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O índice de confiança é de 95%.
Leia também
@blogdojamildo