Michelle supera Tarcísio de Freitas na corrida para suceder Bolsonaro

Com larga vantagem, com exceção de São Paulo, ex-primeira dama Michelle supera governador Tarcísio de Freitas, de acordo com pesquisa da Quaest

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 31/07/2024, às 09h42

Michelle Bolsonaro fica na frente de Tarcísio de Freitas em Pernambuco - Douglas Gomes/Lid Republicanos/Flickr
Michelle Bolsonaro fica na frente de Tarcísio de Freitas em Pernambuco - Douglas Gomes/Lid Republicanos/Flickr

A pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira, também perguntou aos eleitores quem seria o mais forte candidato ou candidata para enfrentar Lula, sem Bolsonaro na disputa, por estar atualmente inelegível.

Nos estados de Pernambuco e Bahia, quem lidera as preferências é a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, com 29% das citações na Bahia e 33% em Pernambuco. No que se refere a Pernambuco, o dado pode indicar que Michelle deve ser bastante acionada pelo candidato do PL, Gilson Machado, ex-ministro de Turismo de Bolsonaro e agora candidato a prefeito do Recife, nestas eleições.

Michelle supera até mesmo o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Desenvolvimento do governo Bolsonaro. Freitas aparece com 18% das citações na Bahia e 15% em Pernambuco. No Estado, o ex-militar pode ter dificuldades de crescer por ter trabalhado contra o Estado, ao excluir o ramal da Transnordestina para Suape, no final do governo Bolsonaro, privilegiando o Ceará.

Como era de se esperar, a melhor pontuação de Tarcísio de Freitas ocorre em São Paulo, onde detém 43% das citações. Por lá, Michelle tem apenas 19% das indicações. No entanto, a ex-primeira dama ainda bate Tarcísio de Freitas nos demais estados, como Minas Gerais (apertado, com 18% a 17%, Paraná (21% a 15%e Goiás (22% a 12%).

O governador de Minas Gerais Romeu Zema tem pontuações marginais em cinco estados pesquisados e apenas aparece com 35% em Minas. Da mesma forma, Ratinho Júnior, com 50% no Paraná.

Entre apenas os eleitores de Bolsonaro, nos estados de Pernambuco e Bahia, Michelle chega a bater Tarcísio de Freitas por uma margem maior, de 51% a 24% em Pernambuco e de 46% a 29% no caso da Bahia. Mais uma vez, Michelle só perde em São Paulo, com um placar de 50% a 30% em favor do ex-ministro.

Fernando Haddad bate Bolsonaro na Bahia e Pernambuco

No caso do PT, eventualmente sem Lula, o melhor posicionado na corrida é o ministro da Economia, Fernando Haddad, que já substituiu Lula contra Bolsonaro. Conforme o levantamento, ele aparece em segundo lugar nas intenções de voto na Bahia (34%) e em Pernambuco (29%), logo atrás de Lula e a frente de Bolsonaro (26% das citações na Bahia e em Pernambuco).

Paulista e ex-prefeito da cidade, Haddad tem o melhor desempenho em São Paulo (com 35% das citações) mas mesmo assim é batido por Bolsonaro, que tem 38% das citações, embora com 52% de rejeição (Haddad tem 50%).

@blogdojamildo